Perdeu créditos: político e financeiro. Alexandre de Moraes foi sancionado pelos EUA com a Lei Magnitsky. Essa lei é uma espécie de tornozeleira financeira. Se ele tentar pagar o iFood com Visa ou Mastercard, o app fecha sozinho. O Tesouro dos EUA acusa de censura e perseguição política. Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo puxaram o bonde: dois patriotas que fazem campanha em Washington pedindo intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro. Aquilo que eles chamavam de “soberania” virou “estratégia diplomática”. Eles andam mais em Washington do que o próprio Trump. Moraes, por outro lado, age como se fosse o anti-herói de um filme de tribunal autoritário: é juiz, promotor, xerife e roteirista. Em nome do combate ao golpismo, ele esticou a toga até virar um cobertor de silêncio. Nós, meros mortais olhamos o Alê fazendo isso e nos perguntamos (com cuidado):
E como em todo enredo brasileiro, vem o plot twist: os que gritam ‘fora globalismo’ agora aplaudem sanção gringa. Desde que seja contra o inimigo do momento. Não é estranho dizerem que tudo isso é em nome da liberdade sendo que o Trump já aplicou quatro ações contra o Brasil em menos de um mês? Tarifa, sanção, restrição de visto... Eles repudiam as atitudes do Ministro (assim como todos nós), mas quem paga é o Brasil inteiro? Os bolsonaristas querem que Trump salve o Brasil da censura. Já Moraes acha que, pra defender a democracia, precisa dar uns tapas no artigo 5º da Constituição fazendo com que juristas e advogados tenham receio de falar no assunto com medo de represália. Separei duas perguntas:
Porque o que tem de democrata autoritário e libertário golpista nesse país… dava pra formar bancada mista. E vou te falar: a aplicação dessa lei provavelmente surtirá um efeito ainda maior sobre o Bolsonaro. Corre o risco de o de Moraes reagir desse jeito:
E a coisa vai escalar mais uma vez! O Brasil tá se deslocando tanto no mapa que já tá perto da China e da Rússia. Como diria Mahatma Gandhi: "Olho por olho e o mundo acabará cego" Atualmente, você é um assinante gratuito de Não É Imprensa. Para uma experiência completa, atualize a sua assinatura. |
Total de visualizações de página
quinta-feira, 31 de julho de 2025
#AlexandreOSancionado
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário