Dica de português: Pronomes Possessivos! 🤓

Saiba mais sobre os pronomes possessivos!
Visualizar como página web

Olá Concurseiro,

Hoje falarei um pouco sobre os pronomes possessivos, tema que sempre aparece nas provas de português!

Esses pronomes são aqueles que indicam a posse de alguma coisa ou alguém e estão relacionados às pessoas do discurso:

  • Eu já tenho meu (eu → meu)

1ª pessoa      1ª pessoa

  • És meu amigo, por isso tuas palavras me são caras.

2ª pessoa                          2ª pessoa

Os pronomes possessivos são:

   Pessoa          Singular             Plural
1ª pessoa meu (s), minha (s) nosso (s), nossa (s)
2ª pessoa teu (s), tua (s) vosso (s), vossa (s)
3ª pessoa seu (s), sua (s) seu (s), sua (s)

 

EMPREGO DOS POSSESSIVOS

  1. Os pronomes possessivos concordam, em pessoa, com o possuidor e, em gênero e número, com a coisa possuída.
  • Eu vi que as duas trouxeram minhas

1ª pessoa                                   1ª pessoa, feminino plural

  1. É preciso ter cuidado ao usar o pronome possessivo seu / sua para que a frase não fique ambígua (dê duplo sentido):

Manoel disse ao Joaquim que viu sua mulher no cinema com outro.

 

  1. Nem sempre o pronome possessivo indica posse. Pode dar ideia de cortesia, ironia, afetividade ou ser forma abreviada de Senhor.
  •  Não faça isso, seu
  • Meu Jesus Cristinho, ajude-me!
  • Venha aqui, meu bom velhinho!
  • Minha senhora, como lhe agradecer tantos favores?
  • Seu Mário é muito amigo das crianças.
  1. Antes de nomes das partes do corpo, faculdades do espírito ou peças do vestuário, dispensa-se o uso do possessivo.

CERTO                                                   ERRADO

Tenho cabelos louros.                      Tenho meus cabelos louros.      

Cortei os cabelos.               Cortei meus cabelos.

  1. É facultativo o uso do artigo antes do possessivo:Eu trouxe suas roupas. / Eu trouxe as suas roupas.

* Essa regra terá impacto no uso do acento grave antes de possessivos femininos.

Gostou da dica? Você também pode dar uma olhada no nosso site! Lá, você pode adquirir os melhores conteúdos de língua portuguesa e garantir a sua aprovação em qualquer concurso!

Quero saber mais!

Gostaria que eu desse uma dica específica sobre alguma matéria? Envie um e-mail com sua sugestão! 

Espero ter ajudado um pouco mais em sua caminhada rumo ao sonho de ser servidor!

Um beijo, 

Professora Flávia Rita

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - Whatsapp: (31) 99745-0684 Televendas: (31) 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Fire TV Stick Lite: Streaming em Full HD com Alexa por Apenas R$249,85

Marca: Amazon | Avaliação dos Clientes: 4,8 de 5 estrelas Streaming em Full HD com Controle Remoto por Voz com Alexa (sem controles de TV) A...