Sobre talento e persistência 🖋

Um texto que escrevi para animar o dia de vocês!
Visualizar como página web

Sobre talento e persistência

Olá, Concurseiro,

Tudo bem?

Escrevi este texto quando conheci uma aluno com autismo e muita vontade de aprender. A coragem dele me inspira até hoje. Mas vamos ao texto!

Capacidade, talento e dom são palavras realmente interessantes, mas, por si sós, não geram resultados.

Sim, somos capazes de amar, mentir e até de matar. Nem por isso matamos, mentimos ou sequer amamos... Ter talento não significa necessariamente usá-lo. Às vezes, sabemos escrever bem, mas abrimos mão do sonho diante da primeira crítica ao texto idealizado.

Às vezes, temos habilidades manuais para desenho, pintura ou modelagem, mas nunca experimentamos dar às mãos o direito de exercê-las. Simplesmente nunca fizemos, nunca pensamos ser possível.

Às vezes, temos ritmo, voz e gosto pela música. Falta-nos a fé de que é possível fazer da vocação uma profissão.

Somos cheios de dons. Podemos usá-los ou ignorá-los. Podemos privatizá-los em nosso individualismo existencialista ou simplesmente compartilhá-los, colocá-los à disposição da vida.

Persistência. Palavra única. Substitui, de modo simples, a falta de capacidade, de talento ou de dom!

Persistência. Palavra que, sozinha, dá conta do sonho de todo mundo. Do meu, do seu, do sonho de qualquer um. Quer persiste, mesmo sem talento, sem dom, consegue. Persistência substitui todas as desculpas, todos os obstáculos.

Eu respeito os talentosos, os capazes e os cheios de dons, quando colocam em prática suas potencialidades. No entanto, sei de muitos seres humanos capazes, talentosos e cheios de dons que não conseguem porque desistem diante do primeiro obstáculo. Acreditam mais no mundo e em sua complexidade do que em si mesmos. Mas admiro mesmo os persistentes. Aqueles que, mesmo desprovidos de vantagens, seguem em busca do que nasceram para ser.

Eu amo os persistentes. Sou realmente apaixonada pelos ascéticos, pelos que têm fé, pelos que buscam se realizar a despeito das dificuldades inerentes a qualquer escolha que fazemos ao longo da vida.

Eu acredito nos que escutam a voz dos pessimistas sem permitir que ela silencie a voz do coração.

Eu acredito em quem acredita em si mesmo e simplesmente por isso persiste. Afinal, não é à toa que a palavra "persistência" vem antes de "resultado" na vida e no dicionário.

Eu acredito em mim. Eu acredito em você. Eu não desisto dos meus sonhos, independentemente de quão oníricos sejam eles para os outros e do quão distantes de mim estejam neste momento.

Eu acredito em você, ainda que você não acredite. Não desista. Insista. Persista.

Beijo inspiradíssimo no coração,
Flávia Rita.

Participe da Semana Total! 

Nesta semana, farei um compromisso com vocês, com uma aula do Português Total por dia!

De segunda a quinta, sempre às 19h.

Faça um compromisso com você também e venha aprender português comigo 😍

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - 31 3296-0590 Whatsapp: (31) 99745-0684 Televendas: (31) 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Fire TV Stick Lite: Streaming em Full HD com Alexa por Apenas R$249,85

Marca: Amazon | Avaliação dos Clientes: 4,8 de 5 estrelas Streaming em Full HD com Controle Remoto por Voz com Alexa (sem controles de TV) A...