Concurseiro, não encontre desculpas, encontre soluções!

Tome consciência das suas potencialidades, mas não abuse de você - reconheça também seus limites.
Visualizar como página web

Quem quer dá um jeito, quem não quer acha uma desculpa

Olá Concurseiro,

Tudo bem? 

Você, se estuda para concursos há um certo tempo, com certeza já escutou essa frase: quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa. 

Essa ideia representa bem uma parte dos nossos comportamentos, mas ela pode ser também ruim para nos motivar. E é por isso que estou escrevendo esse e-mail, pois sei da vontate que todos nós temos de atingir nossos objetivos, sei das autossabotagens que todos nós praticamos e sei, principalmente, que muitos enfrentam dificuldades que interferem nos caminhos para o resultado esperado. 

Quando começamos a estudar, devemos adaptar nosso modelo mental para o ritmo que uma aprovação exige. Isso implica reconhecer a necessidade de sacrifícios e tomar consciência de que teremos que mudar grande parte dos nossos dias para cumprirmos nossas metas. Para fazer isso, no início, enfrentaremos uma resistência de nós mesmos, uma série de crenças incapacitantes, que nos fazem ver nossas ações como mais difíceis do que realmente são. Por exemplo, pense naquele seu amigo que gosta de festas se levantando às 5h. Ele irá chorar e dizer que é impossível, não é mesmo? Mas é, realmente, impossível? Com a vontade e a consciêcia do que deve ser feito, você concordará que é uma questão de tempo para isso se tornar natural.

Contudo, essas mudanças no nosso mindset e no nosso cotidiano enfrentam alguns limites que devem, também, ser respeitados. Uma pessoa que necessite, por motivos financeiros, trabalhar 9 horas por dia, por exemplo, não pode abrir mão dessas horas para estudar. Não deve, igualmente, tomar decisões que não sejam sustentáveis no longo prazo, como decidir dormir menos de cinco horas por noite. Essa decisão se mostrará, na verdade, prejudicial, pois prejudicará o aprendizado e diminuirá a retenção do conteúdo.

Por isso, seja honesto com você mesmo: entenda aquilo que você pode mudar para alcançar seus objetivos, interna e externamente, mas não se obrigue a ser sobre-humano e a fazer coisas que são deletérias à sua saúde e à sua qualidade de vida. Lembre-se sempre de que, passar em um concurso, é um projeto de médio e de longo prazo, e, portanto, deve ser organizado dentro das suas disponibilidades. 

Se você achou esse e-mail interessante e se identificou com o conteúdo, não deixe de assistir nossa Websérie Life Coach, na qual trato de diversos aspectos da vida para além de concursos públicos: 

VER A WEBSÉRIE LIFE COACH - CUIDE DE VOCÊ

Espero que essa mensagem possa contribuir mais para sua jornada! Não deixe de seguir nossas dicas na nossa página do Instagram!

Um beijo,

Professora Flávia Rita

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - 31 3296-0590 Whatsapp: (31) 99745-0684 Televendas: (31) 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Fire TV Stick Lite: Streaming em Full HD com Alexa por Apenas R$249,85

Marca: Amazon | Avaliação dos Clientes: 4,8 de 5 estrelas Streaming em Full HD com Controle Remoto por Voz com Alexa (sem controles de TV) A...