A dica é: NÃO abuse de orações reduzidas de gerúndio!

Não abuse do gerúndio! Aprenda como não perder ponto na redação e sair na frente dos outros candidatos!
Visualizar como página web

Olá Concurseiro,

tudo bem? Aqui estou de novo para alegrar seu sábado! Preparado para nossa dica português?  :) 

Hoje vamos falar de uma escolha muitas vezes feita por candidatos nas provas discursivas, mas que acaba prejudicando a nota final - o uso de orações subordinadas reduzidas de gerúndio. 

Você, muito possivelmente, já escreveu uma frase e, ao dar continuidade, quase automaticamente, reduziu a oração seguinte para a forma do gerúndio, certo? Tenho certeza que sim, pois isso é uma estratégia de estilo muito utilizada por todos nós. Vou dar um exemplo: 

  • Com isso ela aprendeu tudo o que deveria, pensando que não seria mais capaz de existir algo além do que leu.

Observe a segunda oração, iniciada com o verbo "pensar". Ela parece correta, não é mesmo? E de fato está. O seu problema não é em relação a sua estrutura sintática, mas no seu aspecto semântico. Quero dizer, no sentido que deseja expressar.

Ao se utilizar uma oração reduzida de gerúndio, você, necessariamente, escolhe por suprimir algum conector (exatamente por isso essa espécie é chamada de "oração reduzida"). Entretanto, essa supressão gera um prejuízo de sentido, pois, ao se retirar o conector (no caso, uma preposição qualquer), provoca-se uma ambiguidade de sentido. Veja bem: 

  • Com isso ela aprendeu tudo o que deveria, ao pensar que não seria mais capaz de existir algo além do que leu.
  • Com isso ela aprendeu tudo o que deveria, por pensar que não seria mais capaz de existir algo além do que leu.

Na primeira oração, você percebe que a oração subordinada estabelece um sentido temporal, ao passo que a segunda expressa um sentido condicional. Essa diferença de sentidos, que é evitada com o uso das preposições, não fica clara na forma reduzida, o que ocasiona a ambiguidade. 

Isso pode parecer um preciosismo, não é mesmo? Mas não é! Algumas bancas (o CESPE e a FCC, principalmente) utilizam isso como motivo para penalização da nota na prova discursiva por motivo de articulação falha ou, algumas vezes mais explicitamente, por uso inadequado de gerúndio. 

Por isso, tome cuidado ao se utilizar de orações reduzidas! Lembre-se de que, ainda que seja um recurso estilístico algumas vezes adequado à intenção, ele pode ensejar um prejuízo ao entendimento do leitor e, consequentemente, dedução da nota!

Espero, de coração <3, que isso lhe ajude a galgar mais alguns degraus rumo aos seus objetivos! =]

Se você gostou desse conteúdo e gostaria que eu abordasse alguma matéria específica, envie-me um e-mail com sua sugestão que irei trabalhar nela com carinho! 

Um beijo,

Flávia Rita

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - Whatsapp: (31) 99745-0684 Televendas: (31) 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Fire TV Stick Lite: Streaming em Full HD com Alexa por Apenas R$249,85

Marca: Amazon | Avaliação dos Clientes: 4,8 de 5 estrelas Streaming em Full HD com Controle Remoto por Voz com Alexa (sem controles de TV) A...