O túnel Santos-Guarujá é uma promessa que dura quase um século. O primeiro projeto é de 1927. Desde então, virou propaganda de campanha eleitoral de todos os candidatos à governador de São Paulo, junto com a famosa despoluição do Rio Tietê. A promessa virou projeto, maquete e agora motivo de desavenças entre Tarcísio e Lula, antecipando a disputa eleitoral do ano que vem. A expectativa é que a construção seja iniciada em 2026. E finalizada em 2028. Mas a gente sabe que no Brasil toda obra pública custa muito mais do que o valor inicial, e o tempo de execução é sempre incalculável. O Rodoanel começou a ser construído em 1998 e até hoje não terminou. São 27 anos com a média de construção de inacreditáveis 4 quilômetros por ano. Com períodos de superfaturamentos apontados a cada 4 anos pelo TCU. É sempre o mesmo filme. O túnel Santos-Guarujá nem saiu do papel e já virou símbolo da nossa velha prática patrimonialista. Todo mundo se acha dono do dinheiro e da obra. Mas os proprietários somem quando se descobre desvios de recursos e atraso nas obras. Aí ninguém sabe, ninguém viu, ninguém é responsável. Atualmente, você é um assinante gratuito de Não É Imprensa. Para uma experiência completa, atualize a sua assinatura. |
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quinta-feira, 23 de outubro de 2025
#AobraÉMinha
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