#ACordaDeMoraesO recado dos ministros do Supremo sobre a decisão “exagerada, desnecessária e insustentável do ponto de vista jurídico”A prisão domiciliar de Bolsonaro não surpreendeu só os advogados de defesa. Corre por aí que Moraes costumava comunicar suas decisões aos colegas com antecedência – desta vez, dizem, não o fez. O desagrado foi transmitido via pombo-correio na Folha: Reparem na sutileza da mensagem:
O recado está dado. A aposta é que Moraes volte atrás, mas o problema, segundo as fontes de Bérgamo, é que ele dificilmente dá o braço a torcer e “não costuma seguir ponderações dos colegas”. E a gente pensando que todas as decisões eram colegiadas... Junto de toda “defesa da democracia”, Moraes sempre repete: “decisões colegiadas”... Será que o colegiadismo consensual não vai resistir à Magnitsky? Aparentemente, aquilo que é “muito difícil” pode acontecer.
Mas onde foi parar a resistência democrática contra a extrema direita? “Nós derrotamos o bolsonarismo”? É impressionante, chocante e delirante. De repente, parece que Moraes, o equilibrado, tomou uma atitude abusada demais. Não contra o Bolsonaro, mas contra os outros ministros – que não querem se ver na mesma enrascada sem cartão de crédito, sem poder ir para a Europa...
O consenso virou solilóquio? Não pode ser. Moraes está estragando a brincadeira. Todo mundo estava favorável ao Supremo e contra Trump e Bolsonaro. Quem é todo mundo?
A unanimidade de todo mundo que importa para o STF... Tooodo o mundo do STF é um grupo seleto que cabe em meia dúzia de gabinetes e meia dúzia de colunas semanais. “Exagerada, desnecessária e insustentável do ponto de vista jurídico”. Foi assim que os magistrados amigos de Mônica Bérgamo classificaram a prisão de Bolsonaro. Embora eles reconheçam o “preço pessoal” que Moraes pagou “na contenção de ataques à democracia”, ele está errado, mas só nesse caso específico. Publicamente, Moraes recebe aplausos. Internamente, ao que parece, torcem para que ele pare de esticar a corda. Mas seguem entregando o novelo. A ver quem enforca quem. Atualmente, você é um assinante gratuito de Não É Imprensa. Para uma experiência completa, atualize a sua assinatura. |
Total de visualizações de página
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
#ACordaDeMoraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário