📐 Ensinar matemática também se aprende
|
Um estudo recente do Instituto Península e do movimento Profissão Docente lança um alerta importante: o baixo desempenho em matemática na Educação Básica tem relação direta com a formação dos professores. As graduações na área costumam aprofundar o conteúdo matemático, mas deixam de lado o "como ensinar". A pesquisa aponta a ausência do chamado conhecimento pedagógico do conteúdo — ou seja, a habilidade de transformar conceitos complexos em aprendizados acessíveis e significativos para os alunos. O estudo recomenda reformular os cursos de licenciatura, promovendo uma articulação mais integrada entre os conhecimentos da matemática e as práticas pedagógicas, para garantir que os professores estejam preparados não só para dominar o conteúdo, mas também para ensinar com clareza, empatia e eficácia. |
🤖 IA na sala de aula: novas diretrizes a caminho
|
O Conselho Nacional de Educação (CNE) está prestes a publicar um documento inédito com normas para o uso de Inteligência Artificial por professores. A proposta é orientar a aplicação da tecnologia na prática pedagógica de forma ética, crítica e segura, tanto como ferramenta de ensino quanto como objeto de aprendizagem. As diretrizes também devem integrar a IA aos programas de formação docente, refletindo uma preocupação crescente com o impacto da tecnologia na Educação Básica. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário