Total de visualizações de página

domingo, 14 de junho de 2020

Você consegue resolver essas questões da banca Cespe?

Questões comentadas para testar seus conhecimentos!
Visualizar como página web

Olá, Concurseiro

Cespe/Cebraspe está organizando alguns dos principais concursos do início de 2020. Certames como TJRJ, TCE-RJ, PCDF e MPCE são feitos pela banca, o que torna fundamental aprender suas principais características.

Para incentivar os estudos daqueles que se preparam para algum dos concursos feito pelo Cespe, trouxemos, neste e-mail, um presentetrês questões comentadas para você testar seus conhecimentos!

Leia e responda com calma! Lembre-se: as questões do Cespe são marcações de certo ou errado. E não se preocupe, pois daremos a resposta das questões na sequência. Vamos lá!

(Cespe/UnB)

Leia o texto abaixo para responder as três questões:

"Em minha opinião, uma percepção ingênua dos fenômenos de mercado, como a crença nos mercados perfeitos, fornece exatamente o que seus críticos mais utilizam como munição nos momentos de crise e descontinuidade. O argumento da suposta infalibilidade dos mercados em bases científicas e a pretensão de transformar economia e finanças em ciências exatas produzem uma perigosa mistificação: confundir brilhantes construções mentais para entender a realidade com a própria realidade. Os mercados não são perfeitos. São, isto, sim, poderosos instrumentos de coordenação econômica em busca permanente de eficiência. Mas são também o espelho de nossos humores, refletindo nossa falibilidade nas avaliações. São contaminados por excesso de otimismo e de pessimismo. São humanos, demasiado humanos. Paulo Guedes. Os mercados são demasiado humanos. In: Época, 21/7/2008 (com adaptações)."

Questão 1

"O argumento da suposta infalibilidade dos mercados em bases científicas e a pretensão de transformar economia e finanças em ciências exatas produzem uma perigosa mistificação: confundir brilhantes construções mentais para entender a realidade com a própria realidade".  

Na linha, a flexão de plural da forma verbal "produzem" é exigida pelo termo "economia e finanças"

Resposta:

Errado - O sujeito sintático da forma verbal "produzem" é " O argumento (..) e a pretensão (..)",logo o item está incorreto.

Questão 2

Seria mantida a correção gramatical do trecho "Os mercados não são perfeitos. São, isto, sim, poderosos", caso ele fosse assim reescrito: "Os mercados não são perfeitos; são, isto sim, poderosos".

Resposta:

Certo - Como os períodos são independentes entre si, a colocação de ponto e vírgula, com os devidos ajustes de maiúscula e minúscula, não implica erro gramatical.

Questão 3

"Mas são também o espelho de nossos humores, refletindo nossa falibilidade nas avaliações. São contaminados por excesso de otimismo e de pessimismo".

Na linha, o termo "o espelho" permite que o verbo "ser", nessa oração, seja flexionado também no singular: "Mas é também o espelho".

Resposta:

Errado - O sujeito sintático do verbo ser é "os mercados", logo o uso do singular implicaria erro gramatical. Neste sentido, o item está errado.

Acertou todas as questões? Saiba então que seus conhecimentos sobre a banca podem ser ainda mais aprofundados! O livro Português para Concursos Cespe traz conteúdos de gramática, interpretação de textos, redação oficial e 500 questões comentadas! Um excelente material que permite ao candidato tanto a revisão de conceitos teóricos quanto o treinamento de questões dos mais diversos conteúdos cobrados pela organizadora.

Adquira já o seu!

Quero o meu livro Português para Concursos Cespe!

E para quem quer conhecer a nossa metodologia, não deixe de conferir a aula de hoje 😉

💻 Chat: clique aqui
📲 Whastapp: clique aqui
📪 Responder este e-mail: clique aqui

Um abraço, equipe Flávia Rita!

Enviado por Professora Flávia Rita

Rua Batista de Figueiredo, 30 - Villa Paris - 31 3296-0590

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário