Para os preguiçosos.. o conteúdo deste e-mail também está disponível em um episódio do Podcast 6 em 7.
Mas eu recomendo fortemente que você leia este e-mail até o final.
Quero assistir o Podcast 6 em 7
Um dia antes do meu evento ao vivo de 2015, um grande e famoso empreendedor, do qual sou fã, me convidou para um almoço.
Já fazia um tempo que ele tinha vendido uma de suas empresas por uma grande quantia de dinheiro.
Mas ele parecia muito frustrado.
Sabe por quê?
Basicamente, os novos donos decidiram extinguir o departamento de marketing da empresa, e terceirizar a atividade para uma agência.
A justificativa?
Marketing não era a atividade principal daquele negócio.
E o empreendedor, como antigo dono, tendo criado a empresa do zero, não concordava com essa visão.
Contudo, ele não tinha mais voz dentro daquele negócio.
O tempo passou…
E a empresa começou a ir mal das pernas…
Mal….
Mal…
Muito mal...
Até que chegou no ponto dos donos precisarem vender a empresa.
E advinha quem comprou?
Exatamente: o empresário com quem almocei.
E tem mais: ele comprou por menos da metade do preço que vendeu.
A desvalorização não aconteceu apenas por conta disso, mas eu ainda me lembro como esse empresário acreditava ser esse o ponto-chave do declínio.
E por que eu estou te contando essa história?
Porque eu acredito fortemente que todas as empresas (seja uma empresa de uma pessoa só ou mais, seja você uma empresa de produtos ou serviços) precisam entender que marketing também é sua atividade principal.
Em outras palavras:
- um coach tem que ser bom em coach e em marketing
- um dentista tem que ser bom em ortodontia (por exemplo) e em marketing
- um vendedor de roupas tem que oferecer um bom produto e ser bom de marketing
- um advogado tem que ser bom de advocacia e de marketing
O marketing é tão vital para o crescimento e sobrevivência da empresa como o próprio produto. Em alguns casos e até mais vital.
E por que eu acredito nisso?
Porque marketing é aquilo que vai definir se você vai ter a oportunidade de entregar o seu produto ou serviço (e a quantidade que você vai entregar).
É o marketing que vai definir o quão rápido sua empresa vai chegar a faturar….
mais de 6 dígitos (R$ 100 mil)…
ou mais de 7 dígitos (R$ 1 milhão) …
ou mais de 8 dígitos (R$ 10 milhões)...
O importante é você entender que um produto ou serviço sozinho não se vende.
Logo, eu acredito que quando um empreendedor desconsidera o marketing como atividade principal é o mesmo que um corredor desconsiderar suas pernas.
E aí a pergunta que me fazem é:
"Eu não sei nada de marketing. Não sou bom disso. Como eu faço pra ficar bom de marketing e de produto ao mesmo tempo?"
E o fato é o seguinte: se você não ficar bom de marketing você não vai ter a chance de ficar bom de produto porque você não vai ter clientes (ou não vai ter o suficiente).
Um negócio sem marketing é igual a um carro sem rodas.
E a maioria das pessoas só fica boa quando pratica muito.
Você vai precisar aprender o mínimo dos fundamentos estratégicos para para poder, pelo menos, distinguir o bom do ruim.
Uma montadora de carros, por exemplo, não fabrica pneus.
Mas, se você perguntar, ela sabe tudo sobre eles:
quais são os diferentes tipos...
qual o tipo ideal para cada pista...
quais os materiais...
Logo, se você me perguntar, a minha opinião pessoal é que os melhores empreendedores que conheci são aqueles que trouxeram o marketing para dentro da empresa (como o empreendedor que falei no começo do e-mail).
Não conheço ninguém que fechou os olhos, entregou o marketing na mão de alguém e o resultado veio.
Minha intenção com esse e-mail é passar uma única ideia para você.
E se só essa ideia aterrizar, fizer sentido para você, eu já vou ter cumprido minha missão.
Talvez ela aterrize imediatamente após você ler esse e-mail.
Talvez ela só aterrize depois de alguns anos, quando você sentir na pele as possíveis consequências de ter ignorado essa ideia.
E eu vou resumi-la aqui para você: marketing é a principal atividade do seu negócio. Ponto.
É só isso que você precisa sacar.
Seja ousado, faça acontecer,
Erico
P.S.: Para fazer uma verdadeira imersão nesse assunto, dá uma olhada nesse episódio do Podcast 6 em 7 que eu trato exatamente disso:
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