| Olá Concurseiro, Hoje eu quero lhe passar uma pequena dica de português que pode lhe ajudar muito na hora da prova! Como você já deve ter percebido, concordância nominal é um assunto bastante recorrente nas mais variadas bancas. Entretanto, é muitas vezes ignorado pelos alunos por exigir um conhecimento das diversas regras gramaticais. Uma delas, diz respeito à concordância do adjetivo que, por exercer função de adjunto adnominal, qualifique dois substantivos. O caso pode parecer complicado, mas, na verdade, é bem simples. Após se identificar a função sintática do adjetivo, observe a posição que ela se encontra na oração. Caso esteja anteposto aos nomes, irá concordar com o mais próximo; porém, se estiver posposto a ambos, poderá concordar tanto com o conjunto como com o mais próximo. 💥Adjetivo em função de adjunto adnominal anteposto a dois substantivos: concorda com o mais próximo. 💥Adjetivo em função de adjunto adnominal posposto a dois substantivo: concorda com o conjunto ou com o mais próximo. Vamos ver um exemplo? Exemplo(1): Maria comprou novas revistas e livros. - Concordância de gênero com o primeiro nome - "revistas".
Exemplo(2): Maria comprou livros e revistas novas./ Maria comprou livros e revistas novos. - Concordância de gênero pode ocorrer com o mais próximo - revistas - ou com o conjunto - revistas + livros.
Com essa dica, não irá mais escorregar naquelas questões mais difíceis da prova! Agora você conseguirá gabaritar português e, com isso, garantir aquela questão que o estava mantendo longe da sua posse! Quer garantir ainda mais questões na hora da prova? Aproveite as promoções especiais que preparamos nesta semana! Todos os cursos do Senado Federal com 30% de desconto! O concurso do Senado Federal foi autorizado no dia 3 de outubro. Com comissão formada, serão 40 vagas distribuidas entre cargos de nível médio e superior. O salário inicial varia entre R$ 19.427,79 e R$ 33.461,68. Com salários altos assim, quem não quer começar a se preparar? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário