A análise dos dados e informações é a etapa onde o pesquisador verifica se as premissas estabelecidas na pesquisa, são confirmadas pelos dados coletados junto aos objetos de estudo escolhido. vv v
Esta aula explica como interpretar dados e informações da pesquisa científica, apresentando duas formas de fazê-lo: com base na pesquisa qualitativa e com base na pesquisa quantitativa.
1. Pesquisa qualitativa
Apresenta caráter mais subjetivo, pois o processo é analisado principalmente do ponto de vista do pesquisador, razão por que a fundamentação teórica é muito importante. Nessa modalidade, o pesquisador não consegue interferir no objeto de estudo.
Apresenta caráter mais subjetivo, pois o processo é analisado principalmente do ponto de vista do pesquisador, razão por que a fundamentação teórica é muito importante. Nessa modalidade, o pesquisador não consegue interferir no objeto de estudo.
2. Pesquisa quantitativa
apresenta caráter mais objetivo, permitindo ao pesquisador interferir no processo, controlar o objeto de estudo ou fenômeno, alterar dados e testar hipóteses, além de estabelecer as condições que lhe interessam para fazer a análise.
apresenta caráter mais objetivo, permitindo ao pesquisador interferir no processo, controlar o objeto de estudo ou fenômeno, alterar dados e testar hipóteses, além de estabelecer as condições que lhe interessam para fazer a análise.
Por essas razões, a pesquisa quantitativa pode interessar mais ao pesquisador em início de carreira. Contudo, a pesquisa qualitativa tem a vantagem de lhe permitir ser um observador independente do fenômeno e aprofundar sempre a fundamentação teórica e contribuir para a formação de conhecimento científico.
A aula explica ainda o ciclo de pesquisa em cinco etapas, lembrando que é a repetição desse ciclo que proporciona experiência ao pesquisador e lhe confere maturidade.
1. Definição das variáveis e da forma como elas serão medidas
2. Coleta de dados por meios diversos (observações diretas, entrevistas, experimentos em laboratórios, análise estatísticas para validação de hipóteses etc.)
3. Classificação de dados, agrupando-os ou não
4. Reunião de informações e descrição do ocorrido com apoio da teoria, visando a uma contribuição estruturada
5. Análise dos dados propriamente dita
1. Definição das variáveis e da forma como elas serão medidas
2. Coleta de dados por meios diversos (observações diretas, entrevistas, experimentos em laboratórios, análise estatísticas para validação de hipóteses etc.)
3. Classificação de dados, agrupando-os ou não
4. Reunião de informações e descrição do ocorrido com apoio da teoria, visando a uma contribuição estruturada
5. Análise dos dados propriamente dita
Por fim, a aula esclarece que a análise e a interpretação dos dados deve ser feita de forma estruturada, com os seguintes passos:
a) estabelecimento de categorias dos dados
b) codificação dos dados
c) tabulação dos dados
d) análise estatística dos dados
e) interpretação das generalizações constatadas
f) inferências de relações causais
g) interpretação dos dados
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b) codificação dos dados
c) tabulação dos dados
d) análise estatística dos dados
e) interpretação das generalizações constatadas
f) inferências de relações causais
g) interpretação dos dados
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