AULA 13, aula 14, aula 15, aula 16, - PORTFÓLIO FÍSICA 2 SEMANA 04

Videoaulas - Semana 4
Ondas sonorasNesta aula aprenderemos sobre Natureza do som; Som em fluidos: Descrição do fluido; Equação de movimento; Velocidade do som.
Som: ondas estacionáriasNesta aula aprenderemos sobre transporte de energia: intensidade; nível de intensidade sonora; som em 3 dimensões; ondas estacionárias: tubos sonoros; notas musicais.InterferênciaNesta aula falaremos de superposição de ondas harmônicas: fasores; interferência: duas fontes; padrões de interferência.Mecânica dos fluidos: conceitos básicosNesta aula falaremos sobre o conceito de fluido e sua importância; propriedades de um fluido: velocidade, densidade e pressão; linhas de corrente; pressão atmosférica; viscosidade; fluidos newtonianos vs não-newtonianos; número de Reynolds.





































PARA SABER MAIS:
FISICA II SEMANA 3:FISICA II SEMANA 2:FISICA II SEMANA 1: FISICA I SEMANA 7: FISICA I SEMANA 6: FISICA I SEMANA 5:  FISICA I SEMANA 4:  FISICA I SEMANA 3:  FISICA I SEMANA 2:FISICA I SEMANA 1:  Vídeo de apoio 1 -Cuba de ondas: interferência de ondas- Univesp/Usp




 

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Sociedade e Cultura - Aula 04 - Portfólio semana 4

Conceitos essenciais: Sociedade, Estado, poder políticoDefinição de sociedade: senso comum, Marx, Durkheim, Weber; Estado e organização social; Estado e violência; Estado.

                
Se fossemos falar apenas de um autor ou mesmo de um breve conceito como sociedade já nos levariam paginas e mais paginas, porém tentando resumindo o pensamento dos autores citado no video destacamos de forma breve que para:

Marx afirma que a consciência humana é sempre social e histórica, isto é, determinada pelas condições concretas de nossa existência.
Isso não significa, porém, que nossas ideias representem a realidade tal como esta é em si mesmo. Se assim fosse, seria incompreensível que os seres humanos, conhecendo as causas da exploração, da dominação, da miséria e da injustiça nada fizessem conta elas. Nossas ideias, historicamente determinadas, têm a peculiaridade de nascer a partir de nossa experiência social direta. A marca da experiência social é oferecer-se como uma explicação da aparência das coisas como se esta fosse a essência das próprias coisas, não só isso. As aparências – ou o aparecer social à consciência – são aparências justamente porque nos oferecem o mundo de cabeça para baixo: o que é causa parece ser efeito, o que é efeito parece ser causa. Isso não se dá apenas no plano da consciência individual, mas sobretudo no da consciência social, isto é, no conjunto de ideias e explicações que uma sociedade oferece sobre si mesma.
Feuerbach estudara esse fenômeno na religião, designando-o com o conceito de alienação. Marx interessa-se por esse fenômeno porque o percebeu em outras esferas da vida social, por exemplo, na política, que leva os sujeitos sociais a aceitarem a dominação estatal porque não reconhecem quem são os verdadeiros criadores do estado.
Marx observou também na esfera da economia: no capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, todas as mercadorias; após havê-las produzido, as entregam aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; quando vão ao mercado não conseguem comprar essas mercadorias. Olham os preços, contam o dinheiro e voltam par casa de mãos vazias, como se o preço das mercadorias existisse por si mesmo e como se elas estivessem à venda porque surgiram do nada e alguém as decidiu vender. Em outras palavras, os trabalhadores não só não se reconhecem como autores ou produtores das mercadorias, mas ainda acreditam que elas valem o preço que custam e que não podem tê-las porque valem mais do que eles. Alienaram dos objetos seu próprio trabalho e não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

a inversão entre causa e efeito, princípio e consequência, condição e condicionado leva à produção de imagens e ideias que pretendem representar a realidade. As imagens formam um imaginário social invertido – um conjunto de representações sobre os seres humanos e suas relações, sobre as coisas, sobre o bem e o mal, o justo e o injusto, os bons e os maus costumes, etc. Tomadas como ideias, essas imagens ou esse imaginário social constituem a ideologia.

A ideologia é um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico, à medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza, se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade.





Definiu como objeto de estudo da Sociologia os fatos sociais. 
Sociologia -  Finalidade  explicar  a sociedade  mas também  encontrar  soluções para a vida social . Para Durkheim nem todo acontecimento humano é  fato social. Não basta que um fato ocorra na sociedade para receber a qualificação de social. 
 Três Características:

  1. Coerção social – A força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a conformar-se as regras da sociedade  em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Ex:  adoção de idioma, tipo de formação familiar, código de leis, uso de talheres nas refeições. O grau de coerção dos fatos sociais  se torna evidente  pelas Sanções  a que o indivíduo  estará  sujeito.  Sanções podem ser→ legais ou espontâneas.
 Legais - sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
 Espontâneas – seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
 Ex: industrial que utiliza processos e técnicas do século passado.

  1. Exterioridade – os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos   independentemente de sua vontade, ou de sua adesão consciente. As regras sociais, os costumes, as leis já existem antes do nascimento das pessoas, são impostos por mecanismos de coerção social como a educação. Educação desempenha tarefa importante na conformação dos indivíduos a sociedade - regras se tornam um hábito. “Fatos sociais são coercitivos e dotados de existência exterior as consciências individuais” 
  1. Generalidade – é social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles.  A generalidade de um fato social, sua unanimidade é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva ou o acorde de um grupo a respeito de determinada questão. Ex: formas de habitação, de comunicação, a moral. Na generalidade os fatos mostram sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo.
 Sociedade existem estados normais e patológicos
 ·         Normal – generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou evolução.Ex: crime
·         Patológico – põe em risco a harmonia, o acordo, o consenso e, portanto a adaptação e a evolução. Encontra-se fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. 
O Trabalho de classificação das sociedades - como tudo o mais – deveria ser efetuado com base em apurada observação experimental. Guiado por esse procedimento, estabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica como motor de transformação de toda e qualquer sociedade.
Solidariedade mecânica - aquela que predominava nas sociedades Pré capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação a divisão social do trabalho. A consciência coletiva exerce aqui todo seu poder de coerção sobre os indivíduos. 
Solidariedade orgânica -  é aquela típica das sociedades capitalistas, onde pela acelerada divisão do trabalho social,  os indivíduos  se tornavam  interdependentes. Essa interdependência garante a união social , em lugar dos costumes, das tradições ,  ou das relações  sociais estrieitas. Nas  sociedades capitalistas, a consciência coletiva se afrouxa. Assim, ao mesmo tempo que os indivíduos são mutuamente dependentes, cada qual se especializa numa atividade  e tende a desenvolver maior autonomia pessoal. 


"Max Weber tinha uma visão sociológica a qual preconizava o estudo da ação social, compreendendo o sentido e o valor que o geraram, método chamado pelos críticos de individualismo metodológico. Todavia para uma analise dessa ação social fazia-se necessário um afastamento dos dogmas e preceitos pré- existentes do sociólogo, pois somente desta maneira poder-se-ia ter uma analise confiável. Nota-se com essa atitude que Weber abominava o determinismo e o adágio do senso comum, o qual é carregado de valores intrínsecos a sociedade. O sociólogo alemão, também discorre sobre a importância da analise individual, em contraposição a uma analise de classe como muitos sociólogos antecessores a ele pregavam.  Para ele o papel da ciência não é determinar qual caminho o individuo deverá seguir , nem criar regras que guiem o mesmo.  O papel desta, segundo Weber,  é apenas oferecer uma analise individual, sem juízo de valor, para que tenha se possa  ter uma visão holística da ação social". 


"Se para Durkheim, a Sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais, para Max Weber, a unidade básica da análise sociológica é a ação social, isto é, um comportamento humano que se refere ao comportamento de outros – em seu sentido visado pelo agente ou agentes –, pelo qual se orienta em seu decurso. A tarefa da Sociologia é “compreender interpretativamente” essa ação social. Já aqui, percebe-se uma distinção fundamental entre Weber e Durkheim. Enquanto este estava mais preocupado com o poder de coerção dos fatos sociais e com sua natureza supra-individual, aquele se detinha sobre a conexão de sentido da ação social, e sobre sua natureza relacional entre indivíduos, grupos e sociedades. Se Durkheim se preocupava com os elem
entos sociais que existem para além do indivíduo e das concepções individuais, a atenção de Weber era voltada para o sentido que os agentes dão às ações que realizam." 

Ao final da aula é esclarecido o conceito de estado e todas as suas implicações o que pode encontrado resumido nDicionário Houaiss, data do século XIII e designa"conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado" 


PARA APROFUNDAR 
UNIDADE I A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA 
Sociologia Clássica

Mudanza


  
Frase de la semana
"El hombre se aproxima con su obra a la gratificación de sus deseos."
-Sigmund Freud
Hay un espejo que refleja otros espejos (El miedo y el renacimiento de lo fantástico) y cada uno de ellos a su vez refleja una mudanza, las partículas de una mudanza, los átomos (El mundo a escala atómica).
De una bolsa de plástico negro que contiene frazadas, toallas y manteles, sobresale una servilleta de hilo blanquísimo, bordada, que estuvo en tantas alegres fiestas -y se manchó de vino en ocasiones (El vino como elixir sagrado y sacrificio expiatorio…)- que da pena de puro contraste, y ya parece su blanco más bien una señal de luto (Los relámpagos de la muerte). A su lado, en las cajas conseguidas en almacenes y supermercados, hay una fotografía de la primera comunión de una nena redondita y rubia y un muchachito alto, delgado, con anteojos. En otro lugar se posa el álbum de fotos de los ochenta años de una dama todavía parecida a Melina Mercouri -después de todo, esa actriz griega nació un año después que ella, aunque haya muerto hace mucho tiempo-, con un gran resplandor y una gran sonrisa. En una de las fotografías de ese álbum estoy yo con ocho años menos que ahora -que se notan- abrazando a esa dama octogenaria, abrazándola, abrazando a mi mamá (Mujeres contemporáneas).
Mudanzas
¡Cuántas mudanzas hubo en mi vida! Tantas que me siento sobre un bulto que ya no sé si es de trajes o de camisones y me escucho decir con Fabio Morábito:
A fuerza de mudarme
he aprendido a no pegar
los muebles a los muros,
a no clavar muy hondo,
a atornillar sólo lo justo.
He aprendido a respetar las huellas
de los viejos inquilinos:
un clavo, una moldura,
una pequeña ménsula
que dejo en su lugar
aunque me estorben.
Algunas manchas las heredo
sin limpiarlas,
entro en la nueva casa
tratando de entender,
es más,
viendo por dónde habré de irme (…)
Sí, las mudanzas de mi vida fueron muchas, metafóricas y reales. Ésta no ocurre en la casa donde habito, ni siquiera en la misma ciudad, pero se lleva todas las medallas de la nostalgia y algo que está entre el dolor y la dicha revivida.
Como Proust embebiendo en tilo su golosa magdalena y dejándose llevar por el sabor y el perfume hasta encontrar el fondo de la memoria, yo miro, embalo, y voy al fondo; a modo de Alicia también… (El amor como paradigma de los sentimientos humanos).
Caigo más allá de mi vida merced al boletín de mi madre de la Escuela Normal, de 1935, que pide en una de sus observaciones “más seriedad y responsabilidad”, y más allá todavía al hallar una carta fechada en 1926 en el Cielo, y firmada por el NIño Dios, que le escribe a una niña de cinco años recoméndandole obediencia y menos travesuras.
(Continúe leyendo este artículo y deje su opinión en nuestro Blog Editorial: "Mudanza")
Por Mora Torres.
 

 

Sugerencias del Lector
Lecturas (in memoriam): "Me cansa pensarme". Entrevista a Miguel Delibes, por: Juan Cruz.
http://www.elpais.com/articulo/portada/cansa/pensarme/elpepusoceps/20071209elpepspor_5/Tes
 
Apuntes de Derecho Constitucional - Parte general.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144296
 
Jovellanos - Historia, identidad y tradición.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144368
 
Empresa, Economía y Negocios
El uso y explotación de los sistemas contables computarizados - Hacia una contabilidad rápida y exacta.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144305
 
Modelos de estructuras organizacionales - Trébol, equipos y racimos, red virtual.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144375
 
Computación e Internet
Curso sobre Redes - Todo lo que debe saber.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144167
 
El lenguaje en los chats - Tecnología: ¿impacto positivo o negativo?.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144362
 
 
Ciencia y Tecnología
Caracterización electro energética - Temas especiales de suministro eléctrico industrial.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=143949
 
Beneficios y desventajas producto del uso excesivo del teléfono celular - Investigación.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=142497
 
Salud
Colesterol: lo que usted puede hacer para disminuir su nivel - Prevención día a día.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144272
 
Delirios - Definición psiquiátrica, contribuciones psicoanalíticas.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144325
 
Política e Internacionales
China: la nueva superpotencia mundial - Historia y tendencias actuales.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144304
 
Efectos de la televisión en la sociedad - Su impacto masivo e internacional.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144343
 
Educación, Cultura y Sociedad
Educación ambiental - Historia y necesidad actual.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144345
 
La base del proceso de enseñanza aprendizaje: La interdisciplinariedad - El caso cubano.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144299

Daquilo que nos motiva.

Na sala de professores, de uma escola estadual, os educadores deparam-se, em mais um reinício de aulas, com grandes desafios: motivar-se para educar e motivar os alunos para estarem disponíveis para a aprendizagem, durante mais um ano. A espontânea pergunta de uma colega revela um drama que vem perseguindo os educadores ao longo dos últimos anos: quem e o que irá nos motivar. De qual fonte buscaremos forças e suporte para nosso trabalho de educar, em tempos em que a maior exigência e responsabilidade parecem sempre recair sobre a gente.
Na contramão do que os educadores esperam, surgiram receitas nada generosas por parte das autoridades que respondem pela educação em nosso estado. Prega-se paixão e comprometimento. Fala-se em nova gestão escolar e meritocracia. “Gestão, comprometimento, participação, paixão por aquilo que se faz” (Ervino Deon, secretário estadual de educação, ZH 28.01.2010) Lamentável é que passamos mais um ano sem sermos dignos de nenhum elogio, nenhum reconhecimento. Muito antes, pelo contrário, nossa missão continua dobrada: além do esforço cotidiano de fazer educação de qualidade, precisamos lutar para que as condições de nossas escolas e de nossa profissão não sejam cada vez mais desestruturadas.
Professores não são anjos, nem centopéias. Diferentes de anjos, constroem dignidade através de seu trabalho e de sua dedicação e precisam contar com o apoio e estímulos para realizarem bem o seu ofício de educar. Não fazem a educação...

(clique aqui para continuar sua leitura...)

Norma ABNT NBR-6944 de Graduação de Machos

Norma ABNT NBR-6944 de Graduação de Machos
 
1 - ESPORTES

a.. Futebol, automobilismo, sinuca, truco =
  MACHO b.. Boliche, voleibol, basquete, natação =  TENDÊNCIAS GAYSc.. Aeróbica, spinning =  GAY
d.. Patinação no Gelo, Ginástica Olímpica =  GAYZAAAÇO e.. Os mesmos anteriores, usando short de lycra =  BICHA LOUCA MAROMBADA
2 - COMIDAS
a.. Capivara, javali, comida muito apimentada =  CONAN b.. Churrasco, Massas, Frituras = MACHO
c.. Peixe e salada =
FRESCO
d.. Sanduíches integrais, frutos do mar =
GAY e.. Aves acompanhadas de vegetais cozidos no vapor =  BICHA ASSUMIDA
3 - BEBIDAS

a.. Cachaça, cerveja, whisky =
MACHO b.. Vinho, vodka = HOMEM c.. Caipifruta = GAY d.. Suco de frutas normais e licores doces = MUITO GAY e.. Suco de açaí, carambola, cupuaçu, com adoçante =  BICHONA
4 - HIGIENE
a.. Toma banho rápido, usa sabão em barra =
LEGIONÁRIO b.. Toma banho rápido, usa xampu e esquece das orelhas ou do pescoço = MACHO c.. Toma banho sem pressa e curte a água = HOMEM d.. Demora mais de meia hora e usa sabonete líquido = TENDÊNCIAS GAYS PREOCUPANTES
e.. Toma banho com sais e espuma na banheira = CLODOVIL

5 - CERVEJA
a.. Gelada e em grandes quantidades =
DESTROÇADOR
b.. Só cervejas extra, premium e importadas =
HOMEM  FINO DEMAIS c.. Só uma às vezes para matar a sede = BICHICE SOB CONTROLE d.. Com limão e guardanapo em volta do copo = BICHA e.. Sem álcool = GAZELA SALTITANTE

6 - PRESENTES QUE GOSTA DE GANHAR
a.. Ferramentas = OGRO b.. Garrafa de whisky =  MACHO c.. Eletrônicos, informática, roupas de homem = HOMEM MODERNO
d.. Flores =
VIADO   e.. Velas aromáticas, perfumes,doces caramelados, bombons = DONZELA VIRGEM
7 - CREMES

a.. Só creme dental = 
CAVALO b.. Protetor solar só na praia e piscina = HOMEM MODERNO
c.. Usa cremes no verão =
  BICHA FRESCA
d.. Usa cremes o ano todo =
  BICHONA TOTAL e.. Não vive sem hidratante =  FILA DE ESPERA DA OPERAÇÃO PRA TROCA DE SEXO
8 - ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
a.. Animais de quê? =
BRUTUS 
b.. Tem um vira-lata que come restos da comida =
HOMEM C.. Tem cão de raça que só vive dentro de casa e come ração especial = TENDÊNCIAS GAYS MUITO PREOCUPANTES d.. O cão de raça dorme na sua própria cama = BICHA e.. Prefere gatos = VERA VERÃO 
9 - PLANTAS

a.. Nem pra comer =
TROGLODITA
b.. Come algumas de vez em quando =
RAMBO c.. Tem umas no quintal, mas nem são regadas = HOMEM
d.. Tem plantinhas na varanda do apartamento =
VIADO
e.. Rega, poda e conversa com as flores do jardim = 
MAX FIVELINHA
10 - RELAÇÃO  COM  ESPELHO

a.. Não usa =
VIKING
b.. Usa para fazer barba =
MACHO
c.. Admira sua pele e observa seus músculos =
GAY d.. Idem c, e ainda analisa a bunda =  BICHA LOUCA e.. Admira-se com diferentes camisas e penteados = TRAVECO
 

11 - CABELO

a.. Não penteia = 
 GENGHIS KHAN
b.. Penteia uma vez, antes de sair  =
MACHO
c.. Penteia várias vezes ao dia = 
FRESCOd.. Não pode ver uma vidraça que pára pra arrumar =  ME-NI-NAe.. Dá dicas de cortes da moda = UI!!! JESUS ME APARA A FRANJA

O homem, a felicidade e o mundo moderno


por: Thamário Everley Conrado Pereira
(é acadêmico de Direito, da Faculdade Alfredo Nasser
e membro ativo do Pajupu - Programa de Assessoria Jurídica Popular Universitária)
Na filosofia tem uma corrente muito bonita sendo ligada ao pensamento cristão o homem considerado um mistério, apesar de certo irracionalista, esse conceito ainda é o que melhor se presta para explicar a realidade humana e o que mais nos aproxima da compreensão da utopia de uma sociedade melhor. O homem não é um problema, é um mistério, porque problema é algo que posso decifrar com a minha inteligência. O homem sempre fez isso: descobrir respostas para os problemas que desafiam sua inteligência e, como diria Aristóteles, lhe causam espanto, basta que se esforce um pouco. Mas o homem continua um mistério, algo que consegue penetrar com a inteligência, pelos métodos, pelos caminhos habituais da ciência. Podemos conviver anos e anos com uma pessoa, e não conhecermos realmente ela, do nada nos surpreende com um gesto inesperado. Não podemos conhecer o homem então? Um livro ficou famoso com este titulo: o homem, esse desconhecido. Mistério, não é algo, que a inteligência não pode conhecer, e é muito usado na linguagem religiosa. Se aceita a revelação, como critério de conhecimento. Homem também é um mistério, para ser conhecido precisa revelar-se. A sociedade em que vivemos inibe e até proíbe revelação de seus mistérios, assim, nossos vínculos são perfunctórios, dão-se pelo exterior do que somos não contribuem para fazer nascer entre nos laços de comunicação profunda. A sociedade moderna produz...

(clique aqui para continuar sua leitura...)

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