Clima, Ambiente, Sociedade e Água de Reuso - APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTEGRADOR SEG. BI
AULA 21, 22, 23 E 24 - PORTFÓLIO FÍSICA 1 SEMANA 06
Sistemas de partículas
Os temas abordados na vídeoaula 21 são:
21.1 O centro de massa
21.2 Movimento do centro de massa
21.3 Conservação do movimento linear total
Colisões
Os temas abordados na videoaula 22 são:
22.1 Relevância de tema
22.2 Colisões em duas partículas
22.3 Colisões elásticas e metálicas
22.4 Colisões frontais
Energia
Os temas abordados na vídeoaula 23 são:
23.1 Formas de energia
23.2 Energia intrínseca
23.3 Energia cinética
23.4 Energia de interação (energia potencial)
Trabalho e energia
Os temas abordados na vídeoaula 24 são:
24.1 Definição de trabalho
24.2 Trabalho e variação da energia cinética
24.3 Formas conservativas
24.4 Trabalho e variação da energia potencial
FFFF
Os temas abordados na vídeoaula 21 são:
21.1 O centro de massa
21.2 Movimento do centro de massa
21.3 Conservação do movimento linear total
Colisões
Os temas abordados na videoaula 22 são:
22.1 Relevância de tema
22.2 Colisões em duas partículas
22.3 Colisões elásticas e metálicas
22.4 Colisões frontais
Energia
Os temas abordados na vídeoaula 23 são:
23.1 Formas de energia
23.2 Energia intrínseca
23.3 Energia cinética
23.4 Energia de interação (energia potencial)
Trabalho e energia
Os temas abordados na vídeoaula 24 são:
24.1 Definição de trabalho
24.2 Trabalho e variação da energia cinética
24.3 Formas conservativas
24.4 Trabalho e variação da energia potencial
FFFF
AULA 21, 22, 23 E 24 - PORTFÓLIO CALCULO 1 SEMANA 06
Integral 2: Integração de Funções Elementares
Os temas abordados na videoaula 21 são:
21.1 Propriedades básicas da Integração
21.2 Integral de funções Polinomiais
21.3 Outros exemplos. Uso de Tabelas de Integrais
Integral 3: O Teorema Fundamental do Cálculo
Os temas abordados na videoaula 22 são:
22.1 Integral Indefinida (primitivas) como Anti-derivada. Exemplos
22.2 Teorema Fundamental do Cálculo
Integral 4: Métodos de Integração
Os temas abordados na videoaula 23 são:
23.1 Integração por Partes
23.2 Método da Substituição
23.3 Aplicações em Cálculo de Integrais mais complicadas
Integral 5: Cálculo do Volume e Área de Sólidos de RevoluçãoOs temas abordados na videoaula 24 são:
24.1 Volume da Esfera, Cilindro e Cone
24.2 Áreas de superfície de Revolução
v
Os temas abordados na videoaula 21 são:
21.1 Propriedades básicas da Integração
21.2 Integral de funções Polinomiais
21.3 Outros exemplos. Uso de Tabelas de Integrais
Integral 3: O Teorema Fundamental do Cálculo
Os temas abordados na videoaula 22 são:
22.1 Integral Indefinida (primitivas) como Anti-derivada. Exemplos
22.2 Teorema Fundamental do Cálculo
Integral 4: Métodos de Integração
Os temas abordados na videoaula 23 são:
23.1 Integração por Partes
23.2 Método da Substituição
23.3 Aplicações em Cálculo de Integrais mais complicadas
Integral 5: Cálculo do Volume e Área de Sólidos de RevoluçãoOs temas abordados na videoaula 24 são:
24.1 Volume da Esfera, Cilindro e Cone
24.2 Áreas de superfície de Revolução
Problemas e Exercicios da Semana 6
Samuel Rocha Oliveira e Adolfo Maia Jr.
1 Video-Aula 21
1. Seja
a integral .
Calcule as Somas de Riemann superior Sn e inferior sn.
Sem calcular o valor de I da Integral, estime quantos termos devem ter as Somas de
Riemann para que o valor de I seja conhecido com um erro ϵ < 0.01.
2. Use
o Teorema da Comparação para Integral:
Se m ≤ f(x)
≤ M, com a ≤ x ≤ b
então
para obter uma estimativa da integral
2
I =xe−x dx
0
3. Calcule
as integrais:
(a)
(b)
2 Video-Aula 22
1.
(a) Encontre o intervalo no qual a curva dada
por
é côncava para cima.
(b) Em que intervalo ela é crescente?
2.
(a) Use o Teorema Fundamental do Cálculo e a
Regra da Cadeia para mostrar que:
(b)
Se e
calcule F ′′(2).
Sugestão: Use o resultado da parte (a).
3.
Encontre uma função f e um número a tal que
.
3 Video-aula 23
1. Calcule
as integrais indefinidas
(a)
(b)
2.
calcule as integrais definidas
(a)
(b)
3. Calcule
a integral
∫√π/2
4 Video-aula 24
1. Considere
dois quadrados concêntricos, com centro no ponto C = (1,1). O quadrado maior tem lado 2
e o menor, 1. Calcule o volume do sólido de revolução, em torno do eixo-x,
gerado pela região entre os dois quadrados.
2. Usando
a rotação de uma região do plano em torno do eixo-y, mostreque o volume da
pirâmide circular reta, tendo como base um círculo de raio r e altura h, é dado por
.
3. O
volume de um sólido, obtido pela rotação em torno do eixo-y, daregião
compreendida entre o gráfico da função y = f(x),
0 ≤ a ≤ x ≤ b e o eixo-x é
dado por:
Use este resultado para mostrar
que o volume de um toro com raio menor r (raio da seção transversal) e raio maior R (distância
do centro do círculo ao eixo-y) é
V = 2π2Rr
v
Portfólio de Metodologia Científica - Semana 6
Interpretando dados e Informações
A análise dos dados e informações é a etapa onde o pesquisador verifica se as premissas estabelecidas na pesquisa, são confirmadas pelos dados coletados junto aos objetos de estudo escolhido. vv v
A análise dos dados e informações é a etapa onde o pesquisador verifica se as premissas estabelecidas na pesquisa, são confirmadas pelos dados coletados junto aos objetos de estudo escolhido. vv v
Esta aula explica como interpretar dados e informações da pesquisa científica, apresentando duas formas de fazê-lo: com base na pesquisa qualitativa e com base na pesquisa quantitativa.
1. Pesquisa qualitativa
Apresenta caráter mais subjetivo, pois o processo é analisado principalmente do ponto de vista do pesquisador, razão por que a fundamentação teórica é muito importante. Nessa modalidade, o pesquisador não consegue interferir no objeto de estudo.
Apresenta caráter mais subjetivo, pois o processo é analisado principalmente do ponto de vista do pesquisador, razão por que a fundamentação teórica é muito importante. Nessa modalidade, o pesquisador não consegue interferir no objeto de estudo.
2. Pesquisa quantitativa
apresenta caráter mais objetivo, permitindo ao pesquisador interferir no processo, controlar o objeto de estudo ou fenômeno, alterar dados e testar hipóteses, além de estabelecer as condições que lhe interessam para fazer a análise.
apresenta caráter mais objetivo, permitindo ao pesquisador interferir no processo, controlar o objeto de estudo ou fenômeno, alterar dados e testar hipóteses, além de estabelecer as condições que lhe interessam para fazer a análise.
Por essas razões, a pesquisa quantitativa pode interessar mais ao pesquisador em início de carreira. Contudo, a pesquisa qualitativa tem a vantagem de lhe permitir ser um observador independente do fenômeno e aprofundar sempre a fundamentação teórica e contribuir para a formação de conhecimento científico.
A aula explica ainda o ciclo de pesquisa em cinco etapas, lembrando que é a repetição desse ciclo que proporciona experiência ao pesquisador e lhe confere maturidade.
1. Definição das variáveis e da forma como elas serão medidas
2. Coleta de dados por meios diversos (observações diretas, entrevistas, experimentos em laboratórios, análise estatísticas para validação de hipóteses etc.)
3. Classificação de dados, agrupando-os ou não
4. Reunião de informações e descrição do ocorrido com apoio da teoria, visando a uma contribuição estruturada
5. Análise dos dados propriamente dita
1. Definição das variáveis e da forma como elas serão medidas
2. Coleta de dados por meios diversos (observações diretas, entrevistas, experimentos em laboratórios, análise estatísticas para validação de hipóteses etc.)
3. Classificação de dados, agrupando-os ou não
4. Reunião de informações e descrição do ocorrido com apoio da teoria, visando a uma contribuição estruturada
5. Análise dos dados propriamente dita
Por fim, a aula esclarece que a análise e a interpretação dos dados deve ser feita de forma estruturada, com os seguintes passos:
a) estabelecimento de categorias dos dados
b) codificação dos dados
c) tabulação dos dados
d) análise estatística dos dados
e) interpretação das generalizações constatadas
f) inferências de relações causais
g) interpretação dos dados
ffffa) estabelecimento de categorias dos dados
b) codificação dos dados
c) tabulação dos dados
d) análise estatística dos dados
e) interpretação das generalizações constatadas
f) inferências de relações causais
g) interpretação dos dados
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