Opa,
Aqui é o Erico e nesse e-mail vou te falar COMO você faz para atrair a atenção dos seus clientes e prospectos para o seu negócio.
Esse é o quarto episódio, de uma série de cinco, que vai ajudar você a acelerar os seus resultados.
E, se você sofre de ansiedade, vou deixar aqui um botão para o episódio do Podcast 6 em 7 no qual eu falo sobre a diferença entre conteúdo raiz e Nutella (e por que você deveria estar produzindo esse tipo de conteúdo semanalmente).
Esse episódio talvez não faça sentido nesse momento, por isso sugiro que você leia este e-mail até o final (eu coloquei o link no final do e-mail também).
Quero assistir o Podcast 6 em 7
Se você não é tão ansioso assim, deixa eu fazer uma revisão rápida dos episódios passados pra gente poder avançar nessa série...
[-------------------- início do mini flashback-------------------]
Episódio 1
Já no primeiro episódio eu compartilhei com você o link do primeiro Podcast 6 em 7, no qual eu conto a minha história, o que eu faço (e por que eu faço), como funciona meu método e como eu consegui gerar resultado para centenas de empreendedores.
Se você não viu, sugiro que você procure um e-mail meu chamado Assunto: [S01E01 - Do zero aos 100k]: Seu ebook + Série gratuita exclusiva
Quero assistir o Podcast 6 em 7
Episódio 2
Em seguida, falei para você que a atenção do seu cliente é uma das coisas mais importantes (senão a mais importante) para o seu negócio.
Lá eu também lancei a missão: pedi para você criar uma conta no Instagram e checar o meu perfil @rochaerico para descobrir o que eu ando fazendo para atrair a atenção dos meus clientes e prospectos.
Seguir o Erico Rocha no Instagram
Episódio 3
Depois, eu alertei você sobre 2 erros fatais que todo empreendedor comete ou vai cometer quando tenta atrair a atenção dos clientes na internet.
O primeiro erro é panfletar demais: só mostrar oferta e produto.
E se você está panfletando demais, as chances são que você está automaticamente cometendo o segundo erro: ser desinteressante.
Eu te falei naquele e-mail que a maioria das pessoas não entra nas redes sociais para comprar. Então, como você faz para atrair a atenção delas ali?
Oferecendo conteúdo interessante.
Isso vai funcionar como um imã de atenção.
[------------fim do mini flashback--------------]
E aqui começa o episódio de hoje:
Porque muita gente me pergunta:
"O que é um conteúdo interessante? E como eu faço para seu cliente se interessar futuramente pela compra sem precisar enfiar a oferta goela abaixo dele?"
E o fato é seguinte, existem algumas maneiras de se fazer isso.
E pode ser bem menos intuitivo do que você imagina.
Mas, para te explicar melhor, eu vou contar uma história:
Talvez você não saiba, mas eu morei em Londres por um tempo.
E quando eu morava lá, eu e a Juliana, minha mulher, a gente batia cartão em um restaurante, no bairro de Angel, chamado Ottolenghi.
A gente ia lá direto.
Um dia, a gente percebeu que, logo na entrada do restaurante, tinha um livro de receitas.
As receitas do próprio restaurante.
A gente comprou o livro sem nem pensar duas vezes.
E eu lembro que eu vi aquilo e só conseguia pensar:
Meu Deus, o que eles estão fazendo?
Por que eles estão ensinando todo mundo a fazer as receitas que ele servem aqui?
Será que eles não têm medo das pessoas aprenderem e deixarem de ir no restaurante?
Naquela época eu não sabia nada de marketing.
Mas o que o Ottolenghi estava usando era uma técnica de marketing que mais tarde foi batizada de: "A técnica do peixe assado".
A TÉCNICA DO PEIXE ASSADO
Você definitivamente já conhece a frase:
"Dê um peixe para um homem e ele comerá por um dia.
Ensine-o a pescar e ele comerá por uma vida inteira".
Isso é muito bonito.
Contudo, para a maioria das pessoas, mesmo quando elas têm a oportunidade, elas não querem aprender a pescar, elas querem o peixe na mão.
E eu vou ainda mais longe...
mais do que o peixe na mão, eles querem o peixe já assado, pronto para comer.
A sacada aqui é a seguinte:
mesmo que as pessoas queiram o peixe assado, ensinar a pescar é algo que chama atenção.
Lembra que é isso que você está buscando?
A atenção do seu cliente?
Então: no caso do restaurante em Londres, quanto mais famosos eles ficavam, mais livros eles lançavam e quanto mais livros eles lançavam mais famosos eles ficavam (mais pessoas frequentavam o restaurante).
Eu confesso que, até hoje, acho que já comprei uns 4 livros deles.
Sem brincadeira.
Mas, mesmo tendo quase todas as receitas deles na mão, se eles abrissem uma filial em Brasília, onde moro hoje, eu não pensaria duas vezes: bateria cartão lá toda semana.
E por que isso?
Porque apesar de ser interessante aprender a pescar, entre eu e você, o que eu quero mesmo, na maioria das vezes, é o peixe assado.
Resumindo, a técnica do peixe assado nada mais é do que produzir conteúdo dizendo como um determinado produto ou serviço é feito/oferecido.
E isso é excelente para chamar a atenção do seu potencial cliente.
(É também o caso do Lamborghini que falei no e-mail passado, quando fizeram um documentário para mostrar como o Aventador é feito.)
Essa técnica funciona.
Mas não é a única maneira de atrair a atenção para o seu negócio.
Eu vou citar aqui algumas outras para você começar a ter ideias.
BASTIDORES
Assim como a técnica do peixe assado, outra técnica que chama muita atenção das pessoas é mostrar os "bastidores" de como algo é feito, produzido.
Vamos supor que você tenha uma loja de biquínis.
Uma boa veia de conteúdo é mostrar os bastidores de como os biquínis são feitos: como se cria uma estampa, como os tecidos são escolhidos, que tipo de máquina corta/costura as peças, quem são as pessoas envolvidas na fabricação, etc.
Quando o cliente ou prospecto descobre tudo o que está por trás, ele tende a dar muito mais valor para o seu produto ou serviço.
A HISTÓRIA POR TRÁS
Essa técnica pode parecer igual à anterior, mas tem uma pequena diferença: ao invés de você falar sobre como um produto ou serviço é feito/produzido, você conta a história por trás deles.
Mas, como assim? - você vai me perguntar.
Vamos supor que você venda cafés.
Você pode contar a história por trás da produção do café: de quem é a fazenda, que trabalhou nela nos primeiros anos, como isso foi passando de família para família ao longo dos anos, como a tradição se mantém, etc...
GUIAS
Outro excelente tipo de conteúdo para chamar a atenção são os Guias.
E por que eles são bons?
Porque são educativos: não apenas saciam uma curiosidade como "educam" o prospecto e o cliente, tornando-os melhores compradores.
Quer ver só um exemplo?
Vamos retomar a ideia da loja de biquínis:
Você pode criar um guia de biquínis ideais para cada tipo de corpo.
Ou um outro guia para o biquíni/maiô ideal para determinada prática esportiva: surfe, natação, etc.
ERROS
Esse daqui é uma das top ferramentas para chamar atenção:
Errar toma tempo e dinheiro das pessoas.
Se você produz conteúdo que alerta e ensina a evitar erros seu cliente automaticamente se interessa por aquilo porque além de chamar a atenção ele resolve as dores da sua audiência.
E essas são apenas algumas maneiras.
Existem muitas outras.
As que citei aqui são só para você começar a entender como funciona.
E, como você viu, marketing na prática é algo que dá trabalho.
Por isso, a maioria das pessoas pensa em terceirizar essa parte do negócio. Mas esse é um dos maiores erros que você, como empreendedor, pode fazer.
E é sobre isso que eu vou falar no próximo episódio: os perigos da terceirização do seu marketing.
Quer queira, quer não, você já deve ter pensado ou vai pensar em fazer isso.
E é muito importante você entender os perigos envolvidos.
Te vejo lá,
Forte abraço,
Erico Rocha
P.S.: Para fechar, vou deixar aqui um botão abaixo que eu prometi no início do e-mail para o episódio do Podcast 6 em 7 no qual eu falo sobre a diferença entre conteúdo raiz e Nutella (e por que você deveria estar produzindo esse tipo de conteúdo semanalmente).
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