No episódio de hoje eu vou falar dos erros FATAIS que quase todo empreendedor comete na hora de atrair a atenção dos clientes e prospectos na internet.
Mas, antes, eu preciso ter uma conversa importante com você....
[-------início da conversa importante------]
Talvez você até fique incomodado com o que eu vou dizer…
Mas eu preciso ser sincero...
O fato é o seguinte: eu já te mandei 2 e-mails.
No primeiro, apresentei o episódio 1 dessa série, expliquei como ela funciona e deixei um link do Podcast 6 em 7 para você assistir.
Esse podcast é um resumo sincero de quem eu sou, de como funciona meu método e de como fui capaz de gerar resultado para centenas de empreendedores.
Quero assistir o Podcast na íntegra
No segundo e-mail, enviei o episódio 2 dessa série de e-mails e falei que se você não vende o quanto gostaria é porque sua audiência não está prestando atenção em você (também falei que, hoje, a atenção está no digital).
No fim, pedi para você baixar o Instagram e criar um perfil.
(Teve também uma missão extra, só para os overachievers: seguir @rochaerico e tentar descobrir o que eu ando fazendo para atrair a atenção da minha audiência).
Seguir o Erico Rocha no Instagram
Agora, eu tenho uma pergunta para te fazer:
Você concluiu essas 2 missões?
Eu estou te perguntando isso porque, definitivamente:
Você não vai aprender a vender mais na internet só lendo e-mail.
Se você não fez as missões…
Pare agora de ler esse e-mail, clique nos botões acima e complete-as.
E, se você já fez as duas missões acima:
Responda esse e-mail dizendo "EU FIZ".
Assim, eu e minha equipe vamos saber que a gente está na mesma página.
[-----------/fim da conversa importante----------]
Agora que eu e você estamos na mesma página, eu gostaria de alertar você dos ERROS FATAIS que quase todo empreendedor comete na internet para que você fuja deles de uma vez por todas.
O PRIMEIRO ERRO: EXCESSO DE PANFLETAGEM ONLINE
De cada 100 vezes que você acessa o Facebook ou o Instagram quantas vezes você tem intenção de fazer uma compra?
10 a cada 100?
5 a cada 100?
1 a cada 100?
Nunca?
E o fato é que praticamente ninguém entra em uma rede social para comprar algo.
A maioria das pessoas geralmente entra nas redes sociais por causa de 1 desses 3 motivos:
1. informação
2. entretenimento
3. relacionamento (conexão com outras pessoas)
Então, qual é o erro mais comum dos empreendedores nas redes sociais?
Desconsiderar esses 3 motivos e simplesmente PANFLETAR o tempo inteiro.
E o que é panfletar?
É simplesmente ficar só mostrando oferta, oferta, oferta, oferta. Produto, produto, produto.
Eu imagino que você deve estar dizendo:
"Mas eu tenho que usar a internet para vender!"
E o fato é o seguinte: não usar esse espaço para vender é justamente o que vai fazer você vender.
Contra-intuitivo?
À primeira vista, sim.
Mas pensa o seguinte:
A maioria das relações não começa com uma venda.
Pode até acontecer de ter uma venda no meio, mas definitivamente não começa com ela.
E por que não?
Para explicar melhor, vou usar aqui um exemplo do empreendedor Gary Vaynerchuck:
No boxe, você tem 2 tipos de golpes.
Em inglês, o "jab" é o golpe curto, que apenas desnorteia o oponente.
E tem o "right hook" que é o gancho de direita, usado para nocautear.
A venda é o gancho de direita.
Só que luta nenhuma começa com ele.
E por que isso acontece?
Porque se você começar com ele, o oponente já se prepara e consegue se defender.
Por outro lado, se a luta começa com diferentes jabs, o oponente não tem como prever quando pode receber um gancho de direita.
Toda vez que você tenta vender algo para alguém, essa pessoa tem a tendência a resistir.
Então, se você souber encadear uma série ideal de "jabs" (criar relacionamento), aumentam as chances de você ter sucesso na hora de usar o "gancho de direita" (fazer a venda).
Os meus negócios eu praticamente sempre procuro dar pelo menos 10 jabs (conteúdos interessantes) para cada gancho de direita (oferta).
O SEGUNDO ERRO: SER DESINTERESSANTE
Para te explicar isso, eu preciso te dar um exemplo prático:
Um dia desses eu estava no YouTube e acabei me deparando com um documentário que contava a história de como era feito o Lamborghini Aventador.
O documentário era esse aqui:
Talvez você não saiba (assim como eu não sabia antes de ver o documentário), mas um dos N motivos pelos quais o Lamborghini Aventador é caro é o seu chassi.
Ele é feito de fibra de carbono por um processo literalmente manual: não existe máquina capaz de produzir essa fibra de maneira automatizada.
Além disso, o documentário também conta como surgiu a Lamborghini, como era a fábrica e quais eram os riscos que eles correram a começar a produzir o Aventador.
Então o lance é o seguinte: sinceramente, eu nunca tive uma fixação por carro.
Quem me conhece de perto sabe que carro não é minha praia.
Mas, depois de descobrir como aquele carro é feito, mesmo que eu não queria admitir, uma pontinha de mim sentiu interessado pelo carro em si.
Esse conteúdo publicado na internet pela a Lamborghini não tinha um botão embaixo para comprar. Era simplesmente um conteúdo interessante sobre um produto.
Conteúdo interessante é o que eu chamei ali em cima de jabs.
Publicar conteúdo por publicar não é um jab.
Um jab só é um jab se o conteúdo for interessante.
E existem muitas maneiras de fazer um conteúdo interessante para o seu produto ou serviço.
Eu vou falar sobre isso mais à frente nessa série.
Por enquanto, eu tenho uma nova missão para você:
Pense em um produto ou serviço que você gostaria de comprar ou contratar.
Pode ser uma roupa, um carro, uma sessão de coach, um pacote de comida congelada, etc.
Pensou?
Beleza.
Agora faça uma lista com os tipos de conteúdo que você acha que seria interessante ver/ler/ouvir, de tal maneira que deixasse você interessado.
Para fazer essa missão, pense no exemplo que te dei:
Eu não estou procurando comprar um Lamborghini.
Mas aquele conteúdo me interessou.
Faça esse exercício e você vai começar a enxergar novas possibilidades para o seu projeto.
Seja ousado, faça acontecer.
Erico Rocha
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