Antes de começar o episódio de hoje, eu queria te fazer um pedido e, logo em seguida, uma pergunta.
Primeiro, o pedido (vai fazer sentido com o que eu vou falar logo ali na frente):
Baixe o app Instagram por um dos dois links abaixo:
E, agora, a pergunta:
Por que você acha que não vende o quanto gostaria?
Pense por alguns minutos na resposta*.
(*Infelizmente, as chances são que você não vai conseguir chegar na resposta certa).
O fato é o seguinte:
existem vários fatores, mas eu vou começar por um que, na minha opinião, é o principal.
E sem esse fator nenhuma venda ocorre.
Absolutamente nenhuma.
O nome desse fator é: ATENÇÃO.
Sem a atenção dos seus clientes e prospectos é impossível vender.
Realmente impossível.
Eu, até hoje, não conheci ninguém que tivesse comprado algo sem saber.
Eu sei que você vai tender a subestimar esse fator.
Muitos empreendedores subestimam.
Porque essa afirmação é muito simples
(chega até a ser um pouco óbvia).
Mas aqui embaixo está a foto de alguns empreendedores que não subestimaram esse fator*.
(*Eu falei deles no último e-mail que te mandei. Se você não viu, procure na sua caixa de entrada ou de spam um e-mail meu. Cada episódio dessa série faz parte de um quebra-cabeça que pode mudar a forma como você vê o seu negócio. E lá você vai descobrir quanto esses empreendedores faturaram no ano de 2016).
O que eu estou querendo dizer com isso?
Que se você subestimar o fator "atenção" no seu negócio...
Não vai importar se você vende roupas, produtos de beleza, açaí, meias, carrinho de bebê, cursos, consultas, sessões de coach, comida congelada, celulares, design de interiores, produtos digitais...
Não vai importar se você tem um consultório, loja física, loja online, restaurante…
Não vai importar se você tem sócio, se trabalha sozinho ou se é empresa familiar…
Não vai importar se você tem verba de marketing ou se está rezando para o boca a boca funcionar.
Basicamente: sem a atenção dos seus clientes e futuros clientes não dá.
(Acho que deu pra entender, né?)
E aí você vai me dizer:
"- Tá bom, Erico, peguei.
Entendi que preciso da atenção dos meus clientes e prospectos.
Mas como eu faço isso hoje?"
Para saber isso, antes você precisa saber onde está a atenção deles.
Onde está a atenção do seu cliente potencial
Pensa o seguinte: antes, o único jeito de conseguir a atenção do cliente sem ser no boca a boca era através de anúncios em revistas, televisão, outdoor, panfletos, etc. Resumindo: era lá que a atenção estava.
Só que com a internet, o mundo mudou.
Agora, a atenção do seu cliente e dos seus prospectos (junto com a minha, a sua e de quase todo mundo) foi para o digital.
A maioria de nós, inclusive, dorme a um braço de distância de um celular com internet.
E então, as pessoas deixaram de ver o intervalo comercial, deixaram de ver outdoors, porque estão prestando atenção no celular.
Quer ver só?
Dá uma olhada nessa foto que eu mesmo tirei no Aeroporto de Brasília.
No centro da foto tem um telão enorme, de 4 x 3 m, em um dos pontos de maior circulação.
Contudo, para onde as pessoas estão olhando?
Pois é…
Para o celular.
Está achando que foi só uma coincidência?
Então dá uma olhada nessa outra foto que tirei no aeroporto de Lisboa:
Digo mais: se você treinar o seu olhar, vai ver que isso acontece em qualquer lugar:
na mesa de jantar da sua casa…
no ônibus…
no carro (nesse caso, os passageiros já não olham para os outdoors. Até os motoristas, que deveriam estar prestando atenção no trânsito, estão com os olhos no celular).
A atenção está no digital.
E é isso que eu queria que você notasse daqui para frente.
Porque uma vez que você vê isso, não tem como desver.
Agora, se a atenção está no digital, você vai me perguntar:
"Como eu faço para atrair a atenção dos meus clientes no digital?"
E eu vou te responder essa dúvida mais para frente nessa série.
Mas, antes de saber COMO FAZER isso, você precisa aprender COMO NÃO FAZER.
Por isso, no próximo episódio dessa série eu vou mostrar os erros que eu tenho quase certeza que você está cometendo.
E você vai dizer: "Como você tem certeza se nem me conhece?"
Eu te disse no primeiro e-mail que já ensinei centenas de alunos a ter resultado.
E quando eles não têm resultado, geralmente é porque estão cometendo algum desses erros.
Por isso, honestamente, não acredito que com você seja diferente.
Se for, depois você me diz.
Agora é o seguinte: infelizmente, só ler e-mails não vai fazer seu marketing melhorar.
Você tem que aprender um pouquinho e aplicar um pouquinho.
O que difere um homem dos meninos e uma mulher das meninas é conseguir aplicar aquilo que aprende.
Então, por enquanto, eu quero é que você baixe o aplicativo Instagram.
Faça isso agora.
Vou deixar 2 links aqui para você baixar:
Depois de baixar, crie seu perfil.
Você vai precisar disso para fazer alguns exercícios práticos.
Eu vejo você depois.
Forte abraço,
Erico Rocha
P.S.: A princípio, não vai ser intuitivo para você usar essa ferramenta para atrair clientes.
E você vai se perguntar:
- Será que isso atrai clientes mesmo?
- Como eu faço para usar isso no meu negócio?
- Será que funciona para o meu produto ou serviço?
Mas, com o tempo, isso vai ficar mais claro para você.
Por isso, concentre-se apenas em criar o seu perfil para ir se familiarizando com o idioma do marketing digital.
P.P.S.: Se você não está aqui só para cumprir tabela, mas entrou no jogo para ganhar, além de baixar o app, comece a seguir o meu perfil @rochaerico e procure responder:
- O que eu estou fazendo, na prática, para atrair mais clientes?
Dica: certamente o seu negócio é diferente do meu. E certamente você vai encontrar alguma dificuldade na hora de aplicar as minhas estratégias. Por isso, concentre-se apenas na missão de desconstruir a estratégia que eu uso mesmo que ela aparentemente não se aplique para você.
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