AULA 17, AULA 18, AULA 19, AULA 20 - Portfólio Geometria Analítica e Álgebra Linear - Semana 5

 Independência Linear. Base e Dimensão


Definição de independência e dependência linear. Exemplos e teoremas básicos. Interseção de subespaços. Base e dimensão.Transformações LinearesDefinição de transformação linear entre dois espaços vetoriais. Propriedades e exemplos.Mudança de Base. Representação Matricial de Transformações LinearesMudança de base. Representação matricial de transformações lineares em uma base em R² e R³.Núcleo e Imagem; ProjeçõesDefinição de núcleo e imagem de uma transformação linear. Exemplos. Projeções ortogonais sobre subespaços.












PARA SE APROFUNDAR MAIS:


PORTFÓLIO SEMANA 4PORTFÓLIO SEMANA 3PORTFÓLIO SEMANA 2PORTFÓLIO SEMANA 1

Geometria Analítica I: Operações com vetores utilizando as coordenadas

Álgebra Linear - 2 - 7 - LD ou LI - exerc resolvido 1


Sociedade e Cultura - Aula 06 - Portfólio semana 6

DemocraciaNesta aula trataremos dos temas: democracia grega, valores democráticos na antiguidade e democracia moderna.



Particularmente me parece que essa nova visão tentando tirar méritos da democracia Grega nada mais é que um tremendo "recalque", para não dizer que do ponto de vista histórico e antropológico vai em desencontro com todas  as teorias que diz ter que respeitar o ponto de vista do acontecimento. Se mantivermos esse raciocínio menosprezador sobre a história, daqui a décadas ou mesmo séculos, haverá mudanças e diremos que tal fato não ocorreu porque uma mudança futura não havia sido implantada naquele período.Falar que apenas inventou é ignorar que os critérios eram apenas mas celetistas, e ainda o são, pois hoje em dia tem que ter titulo, tem que estar em dia, blá blá blá...Portanto quando mudarem algum fator para votação no futuro nossa democracia também não terá existido.voltando a democracia “[...] Na origem da polis, porém, encontram-se outros fatores. A partir do
século VIII a.C., o renascimento do comércio – que ganha impulso com a invenção da moeda cunhada – termina com o isolamento das aldeias. Isso leva a uma união que acaba por dissolver as antigas linhagens tribais. A sociedade torna-se mais complexa. Deixa de ser um aglomerado de agricultores e artesãos – o demos – reunidos em torno do palácio central. Também o centro da cidade sofre uma mudança radical. Passa a ser a agora, a praça pública, onde acontecem as transações comerciais e as discussões sobre a vida da cidade, a começar por sua defesa. O acesso à agora torna-se cada vez maior, estendendo-se, com a instituição da democracia, a todos os que têm direito à cidadania, ou seja, habitantes do sexo masculino, adultos, e sem ser estrangeiros ou escravos. Essa nova forma de organização social e política é a polis, cujas características, segundo o historiador francês Jean Pierre Vernant, são a supremacia do logos (que significa “palavra”, “discurso” e “razão”), pois a decisão sobre os assuntos públicos depende apenas: da força das palavras dos oradores, cuja condição social e econômica não é mais levada em conta; do caráter público das discussões políticas, que deixam de ser privilégio de grupos (as leis são elaboradas em conjunto e depois escritas, para que todos possam conhece-las); da ampliação do culto, uma vez que a religião já não é um saber secreto de reis e sacerdotes, mas sim algo afeito ao Estado, público, acessível a todos. Essa revolução política foi fundamental para o desenvolvimento do pensamento humano. Na polis, com os cidadãos em pé de igualdade, vence que sabe convencer.. É preciso valer-se exclusivamente do raciocínio e da correta exposição de idéias – em suma, do logos. Essa fórmula de raciocinar, de falar e até de polemizar não se limita à política, porém. Passa a ser o critério para pensar qualquer coisa.[...]” O desenvolvimento da polis. In: História da Filosofia. Coleção os Pensadores.
São Paulo: Nova Cultural, 2004, págs.17-18. 

Costuma-se dizer que o povo brasileiro já atingiu um alto grau de maturidade política. É um "lugar comum",que só parcialmente corresponde a realidade com efeito, não se podendo negar que uma parte do eleitorado, adquiriu uma consciência mais nítida, dos seus deveres e da sua responsabilidade, no exercício do voto, como expressão legítima da vontade do eleitor. Mas apenas uma parte. A grande maioria, vota pensando, tão somente os seus interesses particulares (da sua pessoa, da
sua classe social ou do seu grupo econômico), ou regionais (do município ou do estado) - raramente com os olhos voltados, paraos problemas da nação. O eleitor comum, tem uma visão doméstica, para não dizer pessoal, dos problemas do país, e é isto que tem contribuído para que os partidos de âmbito nacional, não passem em última análise, de um grupo despreparado, formado por partidos regionais.
 Os governantes, estão despreparados para exercer suas tarefas, não conseguindo cumprir suas promessas eleitorais, deixando para traz o sonho de uma população de ver um país melhor sem tantas desigualdades sociais. Por isso governar democraticamente, não se limita a encher de votos as urnas. Democracia é muito mais do que isso, pois governar, envolve a vida dos cidadãos em suas atividades práticas, em, busca do bem comum, por meio da produção econômica. A democracia, prega a
liberdade, a autonomia e o desenvolvimento da personalidade individual, concedendo a cada pessoa uma parcela de responsabilidade política.
 A democracia foi concebida para emancipar o indivíduo, porém na prática tem de a dominá-lo, no anonimato das massas.  
"O instrumento de governo, é o problema político primordial enfrentado pelos grupos humanos", freqüentemente , o conflito na família é resultado desse problema. Esse problema passou a ser muito sério, depois da constituição das sociedades modernas.Atualmente, os povos enfrentam esse problema persistente, e as comunidades sofrem os vários perigos e as graves conseqüências
dele provenientes. Não conseguindo, ainda, resolvê-lo definitiva e democraticamente. 
Todos os regimes políticos do mundo atual , são produtos da luta pelo poder entre os instrumentos de governo . A luta, pode ser pacífica ou armada , como a luta de classes, seitas, tribos, partidos ou indivíduos. O resultado dessa luta, é sempre a vitória de um instrumento de governo, seja um indivíduo, grupo, partido ou classe, e a derrota do povo, a da democracia genuína.
Não devemos distanciar das definições atuais elencadas na definição do dicionário de Política:

Na teoria política contemporânea, as definições de democracia estão representadas em uma série de "procedimentos universais". Entre estes:
 1) o órgão político máximo deve ser composto de membros direta ou indiretamente eleitos pelo povo;
 2) junto do supremo órgão legislativo deverá haver outras instituições com dirigentes eleitos; 
3) todos os cidadãos que tenham atingido a maioridade, sem distinção de raça, religião, censo, sexo, devem ser eleitores; 
4) todos os eleitores devem ter voto igual; 
5) todos os eleitores devem ser livres em votar segundo sua própria opinião formada o mais livremente possível:
 6) devem ser livres também no sentido de terem reais alternativas de escolha na eleição; 
7) para todas as eleições fica estabelecido o princípio da maioria numérica; 
8) nenhuma decisão tomada por uma minoria deve limitar os direitos da maioria; 
9) o órgão do Governo deve gozar de confiança do parlamento ou do chefe do poder executivo eleito pelo povo.


Os métodos  do exercício da democracia, o espirito de iniciativa, as atividades populares e desenvolvimento da comunidade devem adaptar-se as diferentes culturas, costumes, instituições, atitudes. Esses métodos falharão, a menos que, tais diferenças sejam levadas em conta.
                Diferentes culturas podem empregar métodos para aperfeiçoar o exercício da democracia, através de pessoas que se agrupam e põem em pratica o espirito de iniciativa o desenvolvimento da comunidade e da vida grupal. Tendo em vista a revitalização e a conservação da democracia, com muitas análises, que podem ser aplicadas tanto as sociedades urbanas como as rurais.



PARA SE APROFUNDAR  MAISPortfólio semana 5

Ola de carlor







EDUCAÇÃO: A EMERGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA

por: Matheus Arcaro
(fonte encontrada na íntegra do texto)
Muitos pensadores afirmam que estamos vivendo um período paradoxal de transição: já conseguimos, em certo sentido, conceber a realidade como algo complexo e que, portanto, requer um pensamento abrangente, entretanto, essa complexidade ainda não foi incorporada em grande parte da ciência, na sociedade e na educação.
Remontemos a origem desse modelo racional fragmentador e dominador que ainda cerceia o homem: Várias correntes formam a base do pensamento ocidental moderno, dentre elas a Revolução Científica, o Iluminismo e a Revolução Industrial. Em meados do século XVI, a visão de um mundo orgânico, vivo e espiritual, presente na medievalidade, começou a ser substituída pela noção de mundo-máquina. O homem foi colocado como senhor do universo e, pela ciência, poderia e deveria dominar a natureza. Francis Bacon, com seu método de investigação científica que procurava descrever a natureza matematicamente e Galileu Galilei, pai do experimentalismo científico que substituiu a argumentação lógica da dialética formal pela observação dos fatos em si, são grandes expoentes da formação do pensamento moderno. Contudo, duas figuras merecem mais atenção: René Descartes e Isaac Newton. Descartes, patrono do racionalismo, cindiu o homem em corpo e mente e instaurou a superioridade da mente sobre o físico; o culto ao intelecto em detrimento à sensibilidade que vem gerando profundas patologias sociais. Newton, por sua vez, concebeu o universo como um sistema mecânico que funciona de acordo com leis físicas e matemáticas imutáveis. Esse determinismo universal deu origem à idéia de que, para compreender o real, seria preciso dominar e transformar o mundo pela técnica. Técnica esta que serviu de base para a Revolução Industrial, que aumentou desmesuradamente o poder do homem sobre a natureza e automatizou o trabalho humano.
A Ciência Clássica amarrou-nos aos sentidos; mutilou-nos, dividindo-nos em duas substâncias distintas; cegou-nos para o todo ao priorizar as partes; desprezou a qualidade ao enaltecer a quantidade; ignorou as interações entre os indivíduos, entre a ciência e a sociedade, entre a técnica e a ética. O homem alienou-se da natureza.
Obviamente, seria leviandade negar que o desenvolvimento da ciência trouxe e traz grandes benefícios para a humanidade. Entretanto, não podemos deixar de sublinhar o outro lado: ele provocou uma significativa perda em termos de sensibilidade, estética e valores.
Na área educacional, especificamente...

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Sim, Ensino Reflexivo? S.E.R. é a resposta!


por: Dr. Silvio Wonsovicz
Presidente do S.E.R.
Encontramo-nos num estágio em que um dos maiores desafios que se apresentam é uma educação que oportunize ao sujeito, de forma ampla, uma visão e uma ação que integrem os vários campos do conhecimento. É um momento de reflexão, de estruturação de novos paradigmas e avaliação das conquistas.
Nesse contexto, a Educação para o Pensar com e por meio da filosofia, junto com a efetivação do Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R. nas escolas do país, exerce um papel fundamental no sentido de estabelecer a mediação entre esse momento de mudança, os valores preestabelecidos e o que queremos. Isso significa que também o papel da filosofia foi, além de resgatado, ampliado. É necessário então um instrumental que coloque esses problemas em evidência e permita sua discussão séria e responsável.
Criar condições para fazer uma educação com base no método filosófico dialógico, de investigação e formação de conhecimentos. Pois, pela filosofia, temos, historicamente construído meios de avaliar e estabelecer paradigmas que possam contribuir, neste tempo de inovações e necessidades de reflexões, em todos os segmentos.
No intuito de formar cidadãos reflexivos que possam, conscientemente, dentro de uma práxis, entender e intervir nesse processo de mudanças é que se faz necessária uma Educação para o Pensar. Onde o ensino da filosofia sirva de base para a formação de educadores e educandos reflexivos, em todas as disciplinas.
Entendendo que hoje a formação do indivíduo passa necessariamente pela escola, a filosofia, para cumprir seu papel educacional, precisa também ser inovadora e estabelecer novos métodos educativos que lhe permitam estar presente em todo o processo educacional. Não é possível aceitar um filósofo que...

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Sin Título Número Uno


Frase de la semana
"Deberíamos usar el pasado como trampolín y no como sofá."
-Harold Macmillan
Las explicaciones psicoanalíticas no consiguen que la sorpresa sea menor por el inefable misterio de las cosas (Lo que la Filosofía debe al Psicoanálisis).
Por ejemplo, que un poco de sed se convierta en el desierto del Sahara (El Sahara).
O que una infancia -con o sin “problemas”- devenga en una enfermedad en la que aparecen ojos en todo el cuerpo, y hasta en la planta de los pies, de modo que se pueda verlo todo, hasta el suelo pisado (El todo y la nada).
I
A mis quince años, yo tenía dos novios: uno diurno y otro nocturno (Bioquímica y sociología del amor).
Con el diurno íbamos a la plaza, nos robábamos besos entre los árboles, mirábamos hechizados las olitas del lago del Parque del Sur, como si fueran las del mar, y el mundo empezaba todos los días con nuestro amor, y terminaba a las ocho de la noche en punto también con él, despidiéndonos en la puerta de mi casa (El arte de hacer el amor).
El novio nocturno era otra cosa: aparecía después de cerrar los ojos, pero, a pesar de esto, siempre cuando yo estaba leyendo en una silenciosa habitación de algún lugar desconocido (Monstruos y animales desconocidos. El universo onírico de la criptozoología).
Se sentaba a mi lado y continuábamos la lectura de unos versos redactados en claves casi musicales sobre algo así como papel de pentagrama -signos de un idioma tal vez extraterrestre (Memoria “Ovnis”).
Después que terminábamos el libro, mi novio me miraba a los ojos un momento, me besaba la mano con unción y remontaba vuelo; salía por una ventanita que aparecía siempre en el momento preciso.
Esto sucedió durante muchas noches, hasta que en una no vino él, sino el poeta Baudelaire (Entre palíndromos y retruécanos: cuando el aparato social se pone en marcha).
Baudelaire me cerró de golpe el libro y dijo en perfecto  y argentino castellano: “Vamos, dejá de leer este bodrio, que así después es lo que escribís… Voy a dictarte los versos más hermosos del mundo”.
No comprendo cómo aparecieron  el papel y la tinta sin que yo hiciera un solo gesto para conseguirlos, pero en efecto él me dictó el poema más perfecto de los que yo había leído hasta entonces, inclusive mejor que cualquiera de los suyos que leía en traducciones diurnas.
Después, sin una mirada, sin besarme la mano, se fue y no vino más.
Para no crear falsa expectativa entre mis amigos, les anticipo que no podrán tener acceso al material que me dictó: del mundo nocturno al diurno no puede traspasarse nada, aunque sí puede hacerse lo contrario.
II
Iba por un desierto, con una sed espantosa.
Caminaba sin pausa, porque estaba claro que lo que más deseaba era arribar a alguna parte, pero sufría inexpresablemente.
Lo peor: cada diez o veinte metros había una botella de Coca Cola helada -sí, no sé cómo la mantenían helada- incrustada en la arena. Pero ¡sobre cada botella estaba marcado el precio, y yo no llevaba ni un centavo, había olvidado el monedero! Además, en el mismo cartel y a modo de publicidad competitiva, rezaba: “No es un espejismo”.
Es inútil contar cómo me revisaba los bolsillos de la túnica blanca en busca de monedas, mientras repetía: “Pero es imposible… si yo siempre guardo muchas monedas para el colectivo, no puede ser que ahora no tenga, ahora que me muero de sed”.
Y no tenía…
Lo curioso es que, en semejante estado -desesperación y deshidratación- yo no atinaba a cruzar los márgenes del “delito” o el “pecado” y a tomarme gloriosamente un litro de Coca fría; se ve que en mi inconmensurable honestidad, prefería morir, cuestión que en la vida diurna suelo manejar de otra manera.
(Continúe leyendo este artículo y deje su opinión en nuestro Blog Editorial: "Sin Título Número Uno")
Por Mora Torres.

 
 

Sugerencias del Lector
Lecturas:
Carta abierta a la Junta Militar, por: Rodolfo Walsh.
http://www.literatura.org/Walsh/rw240377.html
 
El Arbitraje Internacional - Mundialización, integración y contratación pública internacional.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144567
 
Estética (Filosofía del Arte) - Kant, Hegel, Gadamer y Heidegger.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144881
 
Empresa, Economía y Negocios
El Contador Público ante el problema ético - Ensayo crítico.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144548
 
Estructura de desarrollo de un plan de negocios de E-business - Negocios virtuales: elementos básicos.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144809
 
Computación e Internet
Análisis semántico -traductor descendente- usando polimorfismo con C# - Nivel avanzado.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144525
 
Procesadores de computadoras - Elementos fundamentales. Nivel intermedio.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144695
 
 
Ciencia y Tecnología
Tecnologías actuales en el nuevo mundo - Un recorrido insólito y atractivo.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144533
 
De la Tierra a la luna: contribución de científicos colombianos al logro - 40 Años después.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144868
 
Salud
Reflexologia podal - Formas alternativas de masaje.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144668
 
Memoria de Leihsmanias - Dermatología.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144896
 
Política e Internacionales
Equidad y género: Una diagnosis del empoderamiento de la mujer - Reflexiones sociopolíticas.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144546
 
Gramsci: pensamiento politico - Filosofía política.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144528
 
Educación, Cultura y Sociedad
El proceso de Recepción de Medios (Breve reseña sobre sus estudios) - Periodismo.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144394
 
Educación superior y educación holista - Reflexiones.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=14488

Sociedade e Cultura - Aula 05 - Portfólio semana 5

Política e regimes políticosNesta aula iremos definir política, conhecer o surgimento da politica e aprender sobre os regimes políticos.

          Apesar das definições de políticas mostradas no vídeo não estarem erradas, destaco que bem antes desses pensadores outros se debruçaram sobre o assunto (eles não só inventaram como definiram), um dos primeiros escritores foi Platão ao tratar especificamente do problema da política, nas obras República, o Político e as Leis. Na República, a obra fundamental de Platão sobre o assunto, traça o seu estado ideal, o reino do espírito, da razão, dos filósofos, em chocante contraste com os estados e a política deste mundo. Qual é, pois, a justificação da sociedade e do estado? Platão acha-a na própria natureza humana, porquanto cada homem precisa do auxílio material e moral dos outros. Desta variedade de necessidades humanas origina-se a divisão do trabalho e, por conseqüência, a distinção em classes, em castas, que representam um desenvolvimento social e uma sistematização estável da divisão do trabalho no âmbito de um estado. A essência do estado seria então, não uma sociedade de indivíduos semelhantes e iguais, mas dessemelhantes e desiguais.       Aristóteles, realçou entre outras coisas da importância da família, pois na obra  república vai dialogar e colocar em prática quais os meios cabíveis, para um Estado se próspero em todas as suas atividades. Ele define em primeira mão que uma cidade é uma aglomeração de associações, cuja finalidade é o bem comum, ou seja, expõem que esta baseada pelo lucro de algo.             No que diz respeito ao governo político e real, afirmam que quando um homem governa sozinho e com sua própria autoridade, o governo é real; e por ser, pelo que diz a Constituição do Estado, a um só tempo, senhor e súdito, o governo é político. Um Estado é constituído primeiramente formado da economia do lar, já que Estado é formado pela união de famílias. Os elementos da economia doméstica são, precipuamente, os da família, a qual, para estar completa, deve compreender servos e indivíduos livres; contudo, para proceder a um exame separado nas partes primitivas e indecomponíveis, conhecendo-se  que na família elas são o senhor e o servo, o marido e a mulher, os pais e os filhos, seria preciso estudar,de per si, estas três classes de indivíduos paras conhecer o que é e o que deve ser cada uma delas.   Lembrado várias vezes ao longo da aula a importância da política e sua forma pejorativa na atualidade, ao longo da historia transformaram a politica em algo maquiavélico, quando se deveriam ser no máximo do absurdo seguir os ensinamento de Maquiavel. Nossa estilo de política já é piada ha muito tempo para nós, pois do voto de cabresto, evoluímos para o voto marqueteiro, onde uma carinha bem maquiada fundos falsos e efeitos especiais acabam levando o bolo.

   Na atualidade viramos piada internacionalmente com esse sistema auto protetor, como nos mostra na sua coluna Rodrigo Constantino"os humoristas estrangeiros resolveram fazer troça da presidente Dilma e do discurso oficial de que ela nada sabia dos esquemas de corrupção na Petrobras. O susto com o montante das propinas também é visível. A gente ri para não chorar"o video pode ser visto no linkvoltando a Política, no sentido de Cuidar da Polís não podia deixar de citar O Lobo da cantora Pitty onde a cantora faz alusão ao Escritor Thomas Hobbes, eis a letraHouve um tempo em que os homens
Em suas tribos eram iguais
Veio a fome e então a guerra
Pra alimentá-los como animais
Não houve tempo em que o homem
Por sobre a Terra viveu em paz
Desde sempre tudo é motivo
Pra jorrar sangue cada vez mais

O homem é o lobo do homem, o lobo
O homem é o lobo do homem, o lobo
continua no link

Link: 
http://adf.ly/1DXXkd
video: http://adf.ly/1DXYBXcomparação de Thomas Hobbes e Pitty 1comparação de Thomas Hobbes e Pitty 2

 



PARA SE APROFUNDAR 







O Estado e a lógica do capital: implicações entre violência e educação


por: Jéferson Dantas
Historiador e Doutorando em Educação (UFSC).
E-mail: clioinsone@gmail.com
Pensar sobre a violência escolar no Brasil e suas implicações com o currículo é admitir desde já a fragilidade teórica com que se tem enfrentado os dilemas de tal temática. A violência escolar se tornou uma síntese confusa de ‘ódios de classe’, ‘conflitos entre desajustados e a ordem social’ e um prato cheio para determinadas veiculações midiáticas que se deleitam com a mercantilização da tragédia. Em outras palavras, a naturalização da violência estaria associada às classes sociais menos privilegiadas. Contudo, como bem assinalam Pablo Gentili e Chico Alencar ninguém nasce bandido ou santo; o ser humano é uma possibilidade. E ao se referirem à filósofa alemã Hannah Arendt, dão eco a uma síntese primorosa desta pensadora: “o ato educativo resume-se em humanizar o ser humano”.
Parece-nos razoável, portanto, partir dessa indagação: como responder ao fenômeno histórico da ‘violência’ sem levar em conta os valores da ‘lógica do capital’? Ora, quando a violência estrutural é compreendida simploriamente como um embate entre ‘marginais’ e ‘estabelecidos’ há um risco em se reforçar um ideário fascista numa sociedade conhecidamente eivada de desigualdades econômicas. As discussões sobre a diminuição da maioridade penal e as afirmativas do aparato repressor estatal de que o ‘mal precisa ser destruído no nascedouro’, revelam um profundo mal-estar da condição humana.
É sabido que a formação do Estado brasileiro é atravessada por...

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Encadenados -


  
Frase de la semana
"Todo está dicho ya; pero las cosas, cada vez que son sinceras, son nuevas."
-José Martí
Cuando el cartero entregaba el sobre con estampillas de poco valor (Las clasificaciones de los sellos) ya se presentía algo no muy claro… uno que tiene tanta tendencia a encontrar atmósferas de brujería y de fantasmas (Hechicería e imaginario social).
Lo tenía en la mano unos instantes antes de abrirlo, con negras dudas (Las dudas).
¿Se trataría de una amenaza, un obsesivo con pasiones perversas o una puñalada encubierta? (Armas).
Algo como un perfume ominoso, un borrón gris, demoraban el momento de enterarse de qué se trataba. ¡Tantas posibilidades y, con seguridad, ninguna buena!
Cadenas
Hay muchos tipos de cadenas que encadenan de diferente forma -hasta en el himno de mi país las hay, pero “rotas” (La revolución en la música y la música en la revolución).
Están aparte las cadenas solidarias que funcionan muy bien en situaciones de desastre o epidemias -funcionan mejor, mucho mejor que los gobiernos (El fortalecimiento del valor solidaridad en estudiantes…).
Y la cadena perpetua, que merecen los asesinos y otros delincuentes mayores, y hasta me atrevería a decir que se hacen acreedores a ella los “escribidores” de cadenas.
Sé que esto último es una exageración, y sin embargo…
Sin embargo, suelen hacer muchísimo mal las cadenas, volverte el día de soleado en negro, plantarte dudas en el corazón de cualquier certidumbre (”y si la rompo, ¿no me sucederán cosas horribles?”) -aunque sea por un rato.
Fatalidades
Ahora Internet fatalmente -con o sin voluntad de hacerlo- las propicia.
Recibo cientos de cadenas por semana, algunas de apariencia tan inocente que se diría que las dictó un bebé.
Ninguna es inocente. Y si alguien rompe el encantamiento -es decir, no les envía el archivo de marras a cinco, diez, quince o veinte personas de su conocimiento, o no- incontables miserias asolarán su vida, que se prepare.
Esto y una amenaza son bastante similares en intención.
Reyes y reinos desaparecidos
Recibí un mensaje -electrónico (El correo electrónico)- que explica en detalle la caída y la desgracia del zar Nicolás y su familia, en 1917. Parece escrito por Rasputin.
(Continúe leyendo este artículo y deje su opinión en nuestro Blog Editorial: "Encadenados")
Por Mora Torres.

 
 
 
Sugerencias del Lector
Lecturas (Cuento): Las Hadas - Cuento clásico de Charles Perrault.
http://www.bibliotecasvirtuales.com/biblioteca/literaturainfantil/cuentosclasicos/lashadas.asp
 
El principio de legalidad y los actos administrativos - Derecho Administrativo Cubano.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145180
 
Astronomía - Una presentación multimedia interesante.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145095
 
Empresa, Economía y Negocios
La importancia del tiempo en la competitividad de las empresas - Un viraje en el enfoque.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144998
 
Los costos de subactividad - Tendencias actuales sobre su tratamiento.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144935
 
Computación e Internet
Historia del computador - Un recorrido introductorio.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144945
 
El proceso de evaluación del estado técnico-constructivo de los puentes - Software.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144944
 
 
Ciencia y Tecnología
Sistema experto en diagnóstico médico basado en síntomas de los pacientes - Tecnología aplicada a la medicina.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145097
 
Diseño e instalación de una planta de reciclaje de basura - Plástico, papel y vidrio.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144820
 
Salud
Hematuria intermitente - Caso clínico.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144895
 
Actualizacion en Lepra - Historia, bacteriología, tipos y tratamientos.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144894
 
Política e Internacionales
La ideología del fin de la ideología - Enfoque político-filosófico.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145099
 
Innovación y competitividad: de las políticas a la implementación - Políticas económicas públicas.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145101
 
Educación, Cultura y Sociedad
Comprensión de lectura - Soluciones para un obstáculo generalizado.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=145035
 
Esquema general para la organización de una investigación académica - Tres fases.
http://www.monografias.com/cgi-bin/jump.cgi?ID=144979

 

Postagem em destaque

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