O Menino e a cicatriz

O Menino e a cicatriz
Um menino tinha uma cicatriz no rosto, as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado, na realidade quando os colegas de seu colégio o viam franziam a testa devido à cicatriz ser muito feia. Então a turma se reuniu com o
professor e foi sugerido que aquele  menino da cicatriz não freqüentasse mais o
colégio, o professor levou o caso à diretoria do colégio. 

A diretoria ouviu e chegou à seguinte conclusão: Que não poderia tirar o menino do
colégio, e que conversaria com o menino e ele seria o primeiro a entrar em sala de aula, e o ultimo a sair, desta forma nenhum aluno via o rosto do menino, a não ser que
olhassem para trás. 
O professor achou magnífica a idéia da diretoria, sabia que os alunos não olhariam mais para trás. Levado ao conhecimento do menino da decisão ele prontamente aceitou a imposição do colégio, com uma condição: Que ele compareceria na frente dos alunos em sala de aula, para dizer o por quê daquela CICATRIZ.
A turma concordou, e no dia o menino entrou em sala dirigiu-se a frente da sala de aula  e começou a relatar: 
- Sabe turma eu entendo vocês, na realidade esta cicatriz é muito feia,  mas foi assim
que eu a adquiri:. Minha mãe era muito pobre e para ajudar na alimentação de casa minha mãe passava roupa para fora,  eu tinha por volta de 7 a 8 anos de idade... A turma estava em silencio atenta a tudo . O menino continuou: além de mim, haviam mais 3 irmãozinhos, um de 4 anos, outro de 2 anos  e uma irmãzinha com apenas alguns dias de vida.

Silêncio total em sala..

-... Foi aí que não sei como, a nossa casa que era muito simples, feita de madeira
começou a pegar fogo, minha mãe correu até o quarto em que estávamos pegou meu
irmãozinho de 2 anos no colo, eu e meu outro irmão pelas mãos e nos levou para fora, 
havia muita fumaça, as paredes que eram de madeiras pegavam fogo e estava muito
quente... Minha mãe colocou-me sentado no chão do lado de fora e disse-me para ficar com eles até ela voltar, pois minha mãe tinha que voltar para pegar minha irmãzinha que continuava lá dentro da casa em chamas. Só que quando minha mãe tentou entrar na casa em chamas as pessoas que estavam ali não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha, eu via minha mãe gritar: 'minha  filhinha estar lá dentro!' Vi no rosto de minha mãe o desespero, o horror e ela gritava, mas aquelas pessoas não deixaram minha mãe buscar minha irmãzinha... 
Foi aí que decidi. Peguei meu irmão de 2 anos que estava em meu colo e coloquei ele no colo do meu irmãozinho de 4 anos e disse-lhe que não saísse dali até eu voltar. Saí
entre as pessoas e quando perceberam eu já tinha entrado na casa.  Havia muita fumaça, estava muito quente, mas eu tinha que pegar minha irmãzinha.. Eu sabia o quarto em que ela estava. Quando cheguei lá ela estava enrolada em um lençol e chorava muito... Neste momento vi caindo alguma coisa, então me joguei em cima dela para protegê-la,  e aquela coisa quente encostou-se em meu rosto... 
A turma estava quieta atenta ao menino e envergonhada, então o menino continuou: Vocês podem achar esta CICATRIZ feia, mas tem alguém lá em casa que acha  linda e todo dia quando chego em casa,  ela, a minha irmãzinha beija porque sabe que é marca de AMOR.

Para você que leu esta história, queria dizer que o mundo está cheio de CICATRIZ. Não falo da CICATRIZ visível mas das cicatrizes que não se vêem, estamos sempre prontos a abrir cicatrizes nas pessoas, seja com palavras ou nossas ações. 
Há aproximadamente 2000 anos JESUS CRISTO, adquiriu algumas CICATRIZES em suas mãos, seus pés e sua cabeça. Essas cicatrizes eram nossas, mas Ele, morreu em nosso lugar, protegeu-nos e ficou com todas as nossas CICATRIZES.. 
Essas também são marcas de AMOR. 

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."

Espaços Sociais Como Experiências Libertadoras

O dia D
      reflexões filosóficas
Boletim semanal editado pelo
Centro de Filosofia Educação para o Pensar
(Florianópolis/SC)
Ano 3 - Número 140 - quinta-feira, 05/11/2009
 
Jéferson Dantas, 36, Historiador e Doutorando em Educação (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC); também é um dos autores do SER - Sistema de Ensino Reflexivo (SOPHOS, 2009).
Em contraponto às utopias tradicionais, defendidas, principalmente, nos séculos 18 e 19 e tendo como teóricos fundantes Fourier (1768-1830), Owen (1771-1858) e Proudhon (1809-1865), o geógrafo britânico David Harvey enaltece o ‘utopismo dialético’. Sua obra Espaços de Esperança (2006, Edições Loyola) é uma referência teórica efetivamente libertadora nestes tempos de discursos hegemônicos, ou como dizia a ex-primeira ministra britânica, Margareth Tatcher, um momento histórico onde ‘não há alternativas’. Tal concepção político-ideológica (neoliberalismo) abrigada sob o espectro da globalização acomete um contingente populacional significativo à miséria ou à total indigência social.
As contradições evidenciadas entre capital e trabalho ou entre as forças produtivas e relações de produção, hodiernamente, ocultam-se sob os auspícios da flexibilização do capital e na busca de recursos humanos polivalentes, o que demanda ‘novas competências e habilidades específicas’. Todavia, as particularidades do mundo produtivo não podem ser compreendidas como ações meramente reativas à violência impingida pelo capital. Em outras palavras, os arbitrários culturais criados, alimentados e reproduzidos pelo modus operandi do sistema capitalista não devem ser encarados como algo ‘natural’ nas mais diferentes e diversas esferas sociais. A universalidade e as particularidades sociais encontram-se intimamente enredadas, pois os processos relacionais são dialéticos e não determinados a priori. A realidade concreta não é uma...
(clique aqui para continuar sua leitura...)

 
Aproveite para conhecer mais sobre os livros de 1o., 2o. e 3o. ano da COLEÇÃO FILOSOFIA FUNDAMENTAL:
(clique sobre as imagens para abrir as páginas correspondentes)
 


Sou grato...

SOU-GRATOSou grato... 

 
À minha mulher,

por dizer que teremos cachorro-quente ao jantar,
porque ela está em casa comigo e não com algum outro não sei onde!


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AO MEU MARIDO, 

esparramado no sofa como um purê de batata,
porque ele está comigo e não em algum boteco... 

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À ADOLESCENTE LÁ DE CASA, 

que está reclamando por ter que lavar a louça,
porque isso significa que está em casa, e não nas ruas.... 


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PELAS BRONCAS DO CHEFE, 

POIS ISTO SIGNIFICA QUE ESTOU EMPREGADO...
 . 

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PELA BAGUNÇA QUE RESTOU DEPOIS DA FESTA
 
PORQUE ISTO SIGNIFICA QUE ESTIVE RODEADO DE AMIGOS...
 
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PELAS ROUPAS QUE ESTÃO FICANDO APERTADAS,

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO MAIS QUE O SUFICIENTE PARA COMER...
 

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PELA MINHA SOMBRA QUE ME OBSERVA EM AÇÃO
 
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU FORA, AO SOL...
 

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PELA GRAMA QUE PRECISA SER CORTADA, 
PELAS JANELAS QUE PRECISAM SER LIMPAS
E PELAS CALHAS QUE PRECISO CONSERTAR,

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO UMA CASA...
 
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POR TODAS AS QUEIXAS QUE OUÇO CONTRA O GOVERNO 

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TEMOS LIBERDADE DE EXPRESSÃO...
 
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PELA VAGA QUE ACHEI BEM NO FINAL DO ESTACIONAMENTO 

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO CAMINHAR E QUE TENHO MEIO DE TRANSPORTE...
 
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PELA CONTA MONSTRUOSA DE ENERGIA QUE PAGO
 
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE ESTOU SEMPRE CONFORTÁVEL...
 
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PELA SENHORA DESAFINADA QUE CANTA ATRÁS DE MIM NA IGREJA
 
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE POSSO OUVIR...
 

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PELA PILHA DE ROUPAS PARA LAVAR E PASSAR
 
PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE TENHO ROUPA PARA VESTIR...
 

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PELO CANSAÇO E MÚSCULOS DOLORIDOS AO FINAL DO DIA

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE FUI CAPAZ DE DAR DURO O DIA INTEIRO...
 

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PELO ALARME QUE DESLIGO PELA MANHÃ !

PORQUE ISSO SIGNIFICA QUE CONTINUO VIVO...
 
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E
 SOU GRATO PELOS ALOPRADOS QUE SÃO MEUS COLEGAS DE TRABALHO, 
PORQUE TORNAM O TRABALHO INTERESSANTE E DIVERTIDO...

       

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E, FINALMENTE, POR RECEBER E-MAILS DEMAIS,  
pois isso significa que um monte de amigos pensa em mim!!!


MANDE ISTO PARA QUEM VOCÊ GOSTA, COMO EU FIZ!
 

Viva bem, ria sempre e ame com todo o seu coração!

PORTFÓLIO INGLÊS - SEMANA 07

Compreensão escrita: Familiarizando-se com o Gênero Relato Conhecer o gênero Relato de Pesquisa, seu contexto de situação e cultura e organização retórica, observando: propósito comunicativo; principais divisões; e elementos léxico-gramaticais. Identificar as principais informações do texto, relacionando-as à organização textual. Tomar notas do texto com base em sua estrutura textual.

MATERIAL PORTFÓLIO


AULA 7 – Compreensão Escrita: Relato de Pesquisa


Atenção!

Você deve incorporar esta atividade ao PORTFÓLIO da disciplina de Inglês.
As respostas podem ser dadas em português ou em inglês.

 

ATIVIDADE 1


Para esta primeira atividade, você deve ler o texto acadêmico abaixo e, em seguida, responder, na Coluna B, as questões no quadro após o texto.

Para melhor visualização do que consta em cada uma das divisões que compõem o texto, selecionamos cada divisão com uma cor e, também, sublinhamos as palavras mais relevantes de cada divisão.


ABSTRACT

In judging the quality of a research study it is very important to consider threats to the validity of the study and the results. This is particularly important for empirical research where there is often a multitude of possible threats. With a growing focus on empirical research methods in software engineering it is important that there is a consensus in the community on this importance, that validity analysis is done by every researcher and that there is common terminology and support on how to do and report it. Even though there are previous relevant results, they have primarily focused on quantitative research methods and in particular experiments. Here we look at the existing advice and guidelines and then perform a review of 43 papers published in the ESEM conference in 2009, analyse the validity analysis they include and which threats and strategies for overcoming them that were given by the authors. Based on this analysis we then discuss what is working well and less well in validity analysis of empirical software engineering research and present recommendations on how to better support validity analysis in the future.

Keywords: Validity threats, Empirical research, Software engineering, Research methodology

COLUNA A
COLUNA B
1. Que texto é esse?
Resumo
2. Qual é o título do texto?
As ameaças da fundamentação empiríca na pesquisa de engenharia de softwares – um levantamento inicial
3. Qual o nome dos autores do texto?
Robert Fildte e Ana Magaziniers
4. Qual a filiação acadêmica dos autores?
Chalmers University of Technology
5. Qual é a área de conhecimento?
Ciência da computação e engenharia
6. Qual é o assunto do texto?
A importancia de sonsiderar as ameaças nas pesquisas empirícas  
7. Qual é o objetivo da pesquisa?
Verificar a validade das analyses das ameaças e supera-las
8. Selecione o item que indica, corretamente, as divisões do Abstract desta atividade.
(a) Contexto, Metodologia, Objetivo, Conclusão, Palavras-chave
(b) Discussão, Metodologia, Conclusão, Objetivo
(c) Implicações, Conclusão, Resultados, Objetivo


ATIVIDADE 2


1. Como segunda atividade, você deve olhar o Relato de Pesquisa completo e, depois, responder as perguntas a seguir. O abstract acima, da Atividade 1, é do mesmo texto. Portanto, você já tem um ponto de partida sobre o que é abordado no texto.


QUESTÕES
RESPOSTAS
1. Quais são as divisões do Relato de Pesquisa?
Introdução, validação em engenharia de softwares, metodologia, resultados e análises, discussão e conclusão e referencias bibliograficas
2. Leia a Introdução do Relato de Pesquisa e marque a alternativa que melhor indique o que os autores da pesquisa propõem na Introdução. (Para responder esta questão, centre a sua atenção na coluna direita da Introdução.)
(   ) Propõem que todas as ameaças de validade sejam excluídas da engenharia de software.
(   ) Propõem reformular totalmente a análise de validade.
(X ) Propõem formas que possam ajudar a melhorar a análise de ameaças de validade.

3. Leia a Conclusão do Relato de Pesquisa e marque a alternativa que melhor indique o que os autores propõem na Conclusão. (Para responder esta questão, centre a sua atenção no último parágrafo da Conclusão).
(X ) Propõem que seja criado um modelo comum para o processo de condução de pesquisas empíricas em engenharia de software.
(   ) Propõem que seja reformulado totalmente o processo de condução de pesquisas em engenharia em geral.
(   ) Propõem que não haja mais nenhum modelo para se fazer pesquisas em engenharia.



 

Referências

FELDT, R.; MAGAZINIUS, A. Dept. of Computer Science and Engineering. Chalmers University of Technology, Sweden. Validity Threats in Empirical Software Engineering Research - An Initial Survey. Disponível em: http://www.cse.chalmers.se/~feldt/publications/feldt_2010_validity_threats_in_ese_initial_survey.pdf

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