VISITANTES ONLINE

sábado, 4 de abril de 2015

Sim, Ensino Reflexivo? S.E.R. é a resposta!


por: Dr. Silvio Wonsovicz
Presidente do S.E.R.
Encontramo-nos num estágio em que um dos maiores desafios que se apresentam é uma educação que oportunize ao sujeito, de forma ampla, uma visão e uma ação que integrem os vários campos do conhecimento. É um momento de reflexão, de estruturação de novos paradigmas e avaliação das conquistas.
Nesse contexto, a Educação para o Pensar com e por meio da filosofia, junto com a efetivação do Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R. nas escolas do país, exerce um papel fundamental no sentido de estabelecer a mediação entre esse momento de mudança, os valores preestabelecidos e o que queremos. Isso significa que também o papel da filosofia foi, além de resgatado, ampliado. É necessário então um instrumental que coloque esses problemas em evidência e permita sua discussão séria e responsável.
Criar condições para fazer uma educação com base no método filosófico dialógico, de investigação e formação de conhecimentos. Pois, pela filosofia, temos, historicamente construído meios de avaliar e estabelecer paradigmas que possam contribuir, neste tempo de inovações e necessidades de reflexões, em todos os segmentos.
No intuito de formar cidadãos reflexivos que possam, conscientemente, dentro de uma práxis, entender e intervir nesse processo de mudanças é que se faz necessária uma Educação para o Pensar. Onde o ensino da filosofia sirva de base para a formação de educadores e educandos reflexivos, em todas as disciplinas.
Entendendo que hoje a formação do indivíduo passa necessariamente pela escola, a filosofia, para cumprir seu papel educacional, precisa também ser inovadora e estabelecer novos métodos educativos que lhe permitam estar presente em todo o processo educacional. Não é possível aceitar um filósofo que...

(clique aqui para continuar sua leitura...)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...