VISITANTES ONLINE

segunda-feira, 30 de março de 2015

EaD - Embromação a Distância?

EaD - Embromação a Distância?
       Novidade incerta? Mais um conto do vigário? Ilustres filósofos e distinguidos educadores torcem o nariz para o ensino a distância (EAD).
       Logo após a criação dos selos de correio, os novidadeiros correram a inventar um ensino por correspondência. Isso foi na Inglaterra, em meados do século XIX. No limiar do século XX, os Estados Unidos já ofereciam cursos superiores pelo correio. Na década de 30, três quartos dos engenheiros russos foram formados assim. Ou seja, novo não é.
       EAD significa que alunos e professores estão espacialmente separados – pelo menos boa parte do tempo. O modo como vão se comunicar as duas partes depende da tecnologia existente. No começo, era só por correio. Depois apareceu o rádio – com enorme eficácia e baixíssimo custo. Mais tarde veio a TV, área em que Brasil e México são líderes mundiais (com o Telecurso e a Telesecundaria). Com a internet, EAD vira e-learning, oferecendo, em tempo real, a possibilidade de ida e volta da comunicação. Na prática, a tecnologia nova se soma à velha, não a substitui: bons programas usam livros, o venerando correio, TV e internet. Quando possíveis, os encontros presenciais são altamente produtivos, como é o caso do nosso ensino superior que adota centros de recepção, com apoio de professores "ao vivo" para os alunos.
       Há embromação, como seria esperado. Há...
Clique AQUI para ler o artigo até o final...
 

Realização e Apoio:

Centro de Filosofia Educação para o Pensar - www.portaldafilosofia.com.br - 48 3025.2909
Editora Sophos Ltda - www.editorasophos.com.br - 48 3222.8826
S.E.R. - Sistema de Ensino Reflexivo - www.portalser.net - contato@portalser.net
Rua Cristovão Nunes Pires, 161 - CEP 88.010-120 - Centro - Florianópolis/SC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...