VISITANTES ONLINE

domingo, 23 de novembro de 2014

Portfólio de Metodologia Científica - Semana 3

Definindo o Problema de Pesquisa e o Planejamento do Projeto

Apresentar a importância da definição do problema de pesquisa e os elementos que constituem um projeto de pesquisa. 

A elaboração dum projeto é essencial para para a solução de um problema em engenharia. Muitas vezes somos tentados a pensar na solução de problemas sem a elaboração de um plano de ação e de etapas. Porém, quando se trata de projetos, todo o roteiro deve ser cuidadosamente planejado e deve constar no papel as etapas, os prazos, as responsabilidades, etc. este roteiro servirá como guia para a busca da solução.
São elementos de um projeto de pesquisa:
  • Título: deve ser atraente, chamar a atenção. Não deve ser muito longo, nem muito curto; evitar o uso de frases de efeito. Deve conter: tema; objetivo (ação); objetivo de estudo; delimitação espacial ou temporal; método de pesquisa (opcional)
  • Delimitação: deve haver foco; não deve tratar de vários assuntos; deve ter cronograma que possa ser concluído no tempo determinado; levar em conta o orçamento disponível para a pesquisa; interesse e motivação do orientador e do orientado para trabalhar com o tema apresentado.
  • Formulação do problema: o problema deve estar bem claro; expresso por uma questão de pesquisa (como?, por que?). Ponto de partida.
  • Objetivo: deve ser claro; expresso através  dum verbo no infinitivo, que tenha coerência e precisão; deve ter relação com o título.
  • Referência bibliográfica inicial: explicar o problema tendo como base outras pesquisas já feitas; parte obrigatória da monografia; base para o desenvolvimento da pesquisa.
  • Método de pesquisa: deve ser estabelecido no início, pois irá determinar as demais etapas; depende do objetivo de pesquisa; é necessário, mas insuficiente para a solução do problema.
  • Cronograma: deve conter a sequência lógica das atividades a serem desenvolvidas.

FICA A DICA!!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...